A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal realizou na última sexta-feira (15/9), na Ilha Marabá, uma formação para 24 representantes das escolas que foram premiadas com composteiras nos Jogos Escolas da Sustentabilidade (JES), realizados em julho. A formação foi ministrada em parceria com o Instituto Itaquareia, que doou as composteiras. Com o objetivo de facilitar a participação, a formação foi ministrada pela manhã e também no período da tarde.

Os Jogos Escolares da Sustentabilidade tiveram início no dia 5 de junho, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento incluiu atividades semanais colaborativas realizadas pelas escolas inscritas com o objetivo de difundir a cultura da sustentabilidade entre os estudantes em todo o município. As atividades foram cumpridas pelas escolas entre os dias 5 e 30 de junho.

O encerramento ocorreu no dia 11 de agosto, no auditório do Cemforpe, e mostrou o sucesso do evento: foram mobilizados 12,8 mil estudantes de 47 escolas públicas e particulares inscritas. Foram plantadas 50 árvores (com a participação de 172 pessoas, entre estudantes, pais e funcionários das escolas) e coletadas 14.680 garrafas pet, além de 19 quilos de tampinhas. 

Além disso, em 2023 os Jogos inovaram com a criação do Projeto Repórter Ambiental, que recebeu 105 desenhos e 91 redações. Outra importante contribuição dos jogos foram 56 receitas elaboradas com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) ou utilização integral dos alimentos. Durante o evento de encerramento, foram sorteadas composteiras entre as escolas participantes.