Em comemoração ao aniversário de 17 anos da Lei Maria da Penha e abertura do Agosto Lilás, o Projeto Acredita Poderosa, de Mogi das Cruzes, programou uma série de eventos a partir da próxima semana. Com o tema “Um mês , uma cor, uma luta”, o objetivo do evento, segundo as organizadoras, é fortalecer a campanha de combate à violência doméstica, que será enfatizada por meio de palestras e orientações.
A programação terá início na próxima terça-feira (8), às 19 horas, com um evento especial na Câmara Municipal de Mogi e contará com uma exposição de cartazes de conscientização relacionados à violência doméstica no hall de entrada do salão principal. Os parceiros do Projeto Acredita Poderosa, de apoio a mulheres vítimas de violência, estarão presentes apresentando suas ações. Também estão programadas palestras sobre formas de violência e uma apresentação da Patrulha Maria da Penha da cidade, grupamento da Guarda Civil Municipal (GCM).
"Quem estiver presente receberá orientações sobre os direitos das mulheres, conforme a Lei Maria da Penha, bem como informações sobre os interruptores disponíveis para iniciar chamadas, obter medidas protetivas e garantir o afastamento do lar em casos de violência doméstica”, explicou Lynnah Cassarini, coordenadora e mentora do Acredita Poderosa.
O evento ainda contará com relatos de mulheres que conseguiram romper o ciclo de violência e hoje atuam como rede de apoio para outras mulheres. "Temos excelentes expectativas de que mais mulheres serão orientadas e conscientizadas, buscando a libertação do ciclo de violência doméstica e de relacionamentos abusivos. Almejamos que a luta contra a violência direcionada às mulheres seja uma ação contínua e não se restrinja apenas ao mês de agosto, mas que seja uma causa abraçada todos os dias do ano", afirmou Lynnah.
Acredita Poderosa
O Projeto Acredita Poderosa é composto por uma equipe de mulheres que disponibilizam de forma gratuita seu conhecimento e tempo para ajudar outras mulheres a criarem empoderamento e retomarem suas vidas após episódios de violência doméstica além de orientação e conscientização. Através de realização de palestras, reuniões e ações de enfrentamento, de acordo com Lynnah, a iniciativa visa mostrar que a violência pode ser evitada com bases sólidas de conhecimento.
Programação de agosto
• Terça-feira (8) – 19 horas
Palestra com convidados na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, em homenagem ao aniversário da Lei Maria da Penha
Endereço: Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 381 - Centro Cívico
• Quinta-feira (10) – 20 horas
Live no Instagram com os temas “Denúncias, partilha de bens e guarda dos filhos”, com as advogadas Mylena Brito e Victoria Beatriz
@ acreditapoderosa_
•15/08 – 10 horas
Palestra na UPA de Jundiapeba para profissionais da área da saúde com o tema “Como acolher e orientar uma mulher vítima de violência”
Endereço: Rua Doutor Francisco Soares Marialva, s/nº, Jundiapeba
•16/08 – 20 horas
Live no instagram com a participação da Patrulha Maria da Penha de Mogi das Cruzes (GCM)
@ acreditapoderosa_
•21/08 – 20 horas
Live no instagram com palestras e orientações, com a participação da Fabiana Rosseti e Dra Raquel Rondon, do projeto “Recomeçar Tatto” com o tema “Ressignificação das marcas do passado”
@ acreditapoderosa_
•26/08 – 9 horas
Palestras e conscientizações por parte do grupo Abefa (Associação Beneficente Fonte de Amor) na sede da Associação, na Vila Ressaca
Endereço: Rua Santo Antonio, nº 45, Vila Ressaca, Mogi das Cruzes
•28/08 – 11 horas
Plantão de atendimento na empresa Júlio Simões para colaboradores com orientações individuais (evento fechado)
*Texto supervisionado pelo editor.