O Programa Emergencial de Educação Pós-Pandemia "Recompondo Saberes", promovido pelo Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi), chegou ao fim com bons resultados em Guararema. Durante o encerramento da ação, em São Paulo, a Secretaria Municipal de Educação foi premiada com uma placa que reconhece e parabeniza os esforços desempenhados pelos docentes e profissionais envolvidos no projeto.



A cerimônia foi realizada no dia 11 de julho, no edifício-sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Avenida Paulista, com a presença de professores e representantes oficiais das 98 cidades participantes.


Criado para auxiliar na formação de professores da rede pública e incentivar o apoio ao desenvolvimento no processo de alfabetização, a ação deixa marcas positivas em Guararema.



Implantado na Rede Municipal de Ensino no 2º semestre de 2022, o programa iniciou atendendo 158 alunos das turmas do 3º, 4º e 5º anos. Foi possível observar um "avanço significativo no percentual de alunos alfabetizados", já que 55,5% das crianças finalizaram aquele ano alfabetizadas.



E em 2023, quando 167 estudantes participam da ação, 39,2% finalizaram o primeiro semestre já sabendo ler e escrever.



Assessora da Secretaria Municipal de Educação responsável pela implantação do programa, a professora Vivian Regina Teixeira Alves Veiga, confirma os índices positivos.



"A participação de Guararema no Programa Recompondo Saberes proporcionou, desde o segundo semestre de 2022, resultados significativos no processo de recuperação do processo de alfabetização e ampliação de proficiência da aprendizagem em nossos alunos, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática", avalia ela, que explica que o trabalho foi desenvolvido em todas as Escolas Municipais do Ensino Fundamental, "garantindo assim a oferta para todos os alunos".



Durante todo o período uma analista contratada pelo Sesi vem complementando o trabalho de formação, "o que proporcionou a implantação de ações estratégicas de capacitação e aprimoramento dos professores da rede", continua Vivian Veiga. 


E estas ações voltadas à alfabetização continuam em 2023, mesmo com o encerramento oficial do programa. Em Guararema o trabalho continua ativo até o fim do ano letivo, com ações pontuais voltadas aos alunos que participaram no 1º semestre.