Com foco no tema "Inserção de Aprendizes em Situação de Vulnerabilidade", a Fundação CASA, em conjunto com o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) e a Fundação Roberto Marinho, realizarão um Seminário na próxima quinta-feira (10/08), das 10h às 12h.


O evento, em alusão ao Dia da Juventude, celebrado anualmente em 12/08, acontecerá na Sede da OAB de Mogi das Cruzes, e é voltado para empresários, atores do sistema de garantia de direitos e prefeituras de cidades do Alto Tietê e da região.


O Seminário contará com a presença de representantes da Câmara Técnica do Condemat, da Divisão Regional do Vale do Paraíba (DRVP) e da Gerência de Pós-Medida, ambas da Fundação CASA, do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável da Fundação Roberto Marinho (Cieds-FRM), do Judiciário, do Instituto Recomeçar, do Instituto Ser+ e da Ordem dos Advogados (OAB).


A programação do Seminário debaterá dois eixos distintos. O primeiro trará como tema "Oportunidade aos Jovens e a Importância das Empresas na Redução da Desigualdade Social" e terá painéis com apresentações da Fundação Roberto Marinho, do Cieds, do Instituto Ser+ e da DRVP da Fundação CASA.


O segundo eixo do evento abordará o tema "Articulação das Políticas Públicas no Atendimento de Adolescentes/Jovens na Pós-Medida Socioeducativa", e contará com apresentações da Fundação CASA, do Juizado da Vara da Infância e da Juventude de Mogi das Cruzes e do Instituto Recomeçar, que apresentará um vídeo em conjunto com a Fundação CASA.  


De acordo com o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes, o Seminário será de grande valia para estabelecer um ponto de contato entre assuntos como empregabilidade e distanciamento de adolescentes dos meios infracionais. "Ações de aprendizagem são as melhores ferramentas para combater a vulnerabilidade e dar uma oportunidade de capacitação e experiência profissional para os jovens, principalmente para aqueles que vem desse contexto e que cumpriram medidas socioeducativas", concluiu.


O presidente do Condemat, Caio Cunha, prefeito de Mogi das Cruzes, ressalta o comprometimento da região com a reinserção dos adolescentes e a importância da participação da iniciativa privada. "Fomos pioneiros na parceria com a Fundação Casa para o avanço do Pós-medida nas cidades do território do Condemat, mas o poder público não pode estar sozinho. É fundamental o envolvimento de diversos setores e a sensibilização das pessoas. Esse seminário propiciará isso", finalizou.


"Ao oferecermos aos jovens uma oportunidade de ingresso no mundo do trabalho estamos dando a ele perspectiva de futuro. A aprendizagem é a oportunidade para que os jovens tenham sua primeira experiência profissional amparados pelo sistema protetivo do Estado e, ainda, com qualificação profissional", destacou Marcelo Bentes, relações institucionais da Fundação Roberto Marinho.