O Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (13), é considerada a primeira grande data do calendário varejista do segundo semestre, e promete movimentar os centros comerciais mogianos. A estimativa da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) é que as vendas cresçam entre 10% e 12% em comparação com o mesmo período de 2022. A entidade orienta que os comerciantes foquem em ações voltadas para experiências de compras e busquem negócios parceiros para ações em conjunto.
Tradicionalmente o Dia dos Pais, segundo a ACMC, movimenta os setores de vestuário, acessórios, calçados, perfumaria e eletroeletrônicos. "Ela gera bons resultados também aos bares e restaurantes, e é um termômetro para o segundo semestre que conta com o Dia das Crianças, Black Friday e o Natal", explicou a presidente da ACMC, Fádua Sleiman.
A orientação da Associação Comercial é que os empresários apostem em estratégias para atrair mais clientes para as lojas. "Um atendimento personalizado é um diferencial na hora da venda, ter uma equipe preparada e que antecipe as necessidades do seu público, é uma forma de fidelizar os clientes. Uma dica é planejar ações especiais para a data, além de oferecer embalagens e cartões temáticos", orientou Fádua.
De acordo com a presidente, a parceria com outras empresas é uma forma de se destacar. "Uma estratégia é oferecer vales de descontos ou voucher para bares e restaurantes parceiros a partir de um valor de compras, além de ser um plus para o seu comércio é uma maneira de fortalecer o setor. O sistema de cashback, uma ação que tem ganhado força, também é uma ferramenta para fazer com que o consumidor volte para sua loja", destacou.
Para Fádua, alguns dos principais obstáculos para o comércio são os juros altos e a pesada carga tributária que impacta nos preços dos presentes mais tradicionais da época. Pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostra que 34,67% do valor de uma camisa são apenas impostos, os relógios carregam 56,14% de tributos, enquanto os perfumes importados: 78,99%. "Pagamos mais de R$ 22 de impostos em um creme de barbear que custa R$ 40, se o sistema tributário fosse mais justo, conseguiríamos vender mais, gerar mais empregos e movimentar ainda mais a economia. Esperamos que a Reforma Tributária corrija essas distorções", pontuou.
Compre no comércio local
Uma das ações da ACMC para apoiar os comerciantes neste período de vendas, é a campanha Mundo de Prêmios. Nesta rodada serão sorteados um frigobar e uma churrasqueira no dia 16 de agosto. A cada R$ 50 em compras nas lojas participantes você recebe um cupom – que é cumulativo – para concorrer. Acesse a lista completa dos estabelecimentos parceiros no site da Associação Comercial (www.acmc.com.br).