Pensando no Dia dos Pais, que neste ano será celebrado no dia 13, a Secretaria de Cultura de Suzano definiu a programação de filmes que serão exibidos em agosto no Cineteatro Wilma Bentivegna (rua Paraná, 70, centro). O cronograma, que aborda a temática “Paternidade”, começou nesta terça-feira (1), com a realização do cineclube “Saci Club” momento em que produtores de cinema e cinéfilos se reúnem para debater filmes produzidos à margem das grandes indústrias e, posteriormente, investigar a criação destas obras para enriquecer as produções locais. Toda a programação do mês poderá ser conferida gratuitamente pela população.
O planejamento seguiu na quarta-feira (2), com o filme infantil “Rei Leão” e a exibição de “Hamaca Paraguaya”. Na quinta-feira (3) o pessoal contou com a clássica animação “As Aventuras de Pinóquio” e o dia fechou com a apresentação de “Guaraní”. Ambos os filmes do país vizinho têm o apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS).
A mostra “Paternidade” também acontecerá em outros momentos. O primeiro será no dia 16, com uma sessão vespertina, às 14h30, com a exibição de “Pateta: O Filme” e outra no período noturno, às 19 horas, com a reexibição de “Hamaca Paraguaya”. Já no dia 23, às 14h30, “Procurando Nemo” ganha a tela. Mais tarde, às 19 horas, “Guaraní” volta à programação.
O cronograma termina no dia 30, às 14h30, com uma aventura cheia de diversão para as crianças suzanenses com o longa “Meu Malvado Favorito”. Por sua vez, às 19h, será a vez da atração “Capitão Fantástico” divertir e ensinar.
O “Saci Club” voltará a ser apresentado na terça-feira (8), às 19h, e ainda ocorrerá em outras três oportunidades, nos dias 15, 22 e 29 de agosto, sendo que todos os encontros estão marcados para as 19h.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, a programação foi pensada na relação entre pais e filhos e como ela pode ser vista por meio da sétima arte. “Para este mês buscamos escolher filmes que tenham uma marca paternal forte, é uma maneira de homenagear os pais suzanenses. Tenho certeza que serão momentos de muito aprendizado acerca do respeito, consideração e valores familiares. Convido todos a assistirem”, afirmou o titular da pasta.