Mogi das Cruzes recebeu, neste sábado (29/07), autoridades do município japonês de Seki, que é a cidade-irmã mais antiga de Mogi, com 54 anos de relações internacionais diretas. O prefeito de Seki, Kenji Ozeki; o presidente da Câmara de Seki, Masayoshi Miwa; o vice-secretário geral da Câmara de Seki, Norihito Matsuda, e outras autoridades vindas do Japão, foram recepcionadas no prédio-sede do Executivo pelo prefeito Caio Cunha, a vice-prefeita, Priscila Yamagami, o chefe de gabinete Gabriel Bastianelli, o secretário municipal de Desenvolvimento e Inovação, Pedro Komura, entre outros.
Durante a visita da comitiva japonesa, o prefeito entregou o decreto de hóspedes oficiais e, na presença do Legislativo, também fez a entrega da outorga de título de Cidadão Mogiano ao prefeito de Seki. A comitiva, que retornará ao Japão no domingo, cumpriu agenda oficial em empresas da Cidade, na Vila Dignidade, Casarão do Chá e outros pontos do município.
Legislativo
Em solenidade realizada na Prefeitura, a Câmara Municipal entregou o título de “Cidadão Mogiano” ao prefeito da cidade japonesa Seki, Kenji Ozeki. O ato obedeceu ao Decreto Legislativo n° 177/2023, aprovado em Plenário na sessão do dia 12 de julho. A cerimônia contou com a presença dos vereadores Juliano Botelho (PSB), — que representou o presidente da Câmara, Marcos Furlan (PODE)—, e Mauro Yokoyama (PL). Também são autores da honraria os vereadores Vitor Emori (PL), Eduardo Ota (PODE) e Furlan (PODE).
“Em maio, nós mogianos fomos muito bem recebidos lá no Japão, onde fiquei encantado com a esplendorosa arte da cutelaria de Seki, famosa pela fabricação de lâminas. Desejo uma feliz estadia aos irmãos de Seki em Mogi e que eles possam sentir de perto o quanto a cultura nipônica está arraigada em nosso município”, disse Caio Cunha.
O prefeito de Seki retribuiu as palavras. “Fiquei emocionado ao ouvir o hino do Japão sendo executado tão brilhantemente do outro lado do mundo. Depois, tive uma emoção ainda maior ao ouvir o hino de Seki. Sinto-me em casa, mesmo com 12 horas de diferença no fuso-horário e estando em outro continente. É com muita honra que recebo este título de ‘Cidadão Mogiano’”, completou o político nipônico.
Seki é “Cidade-Irmã” de Mogi das Cruzes desde 1969, quando o tratado entre as duas cidades foi assinado. Em 2011, Kenji Ozeki foi eleito pela primeira vez prefeito da cidade de Seki, onde atua até os dias atuais na coordenação do município japonês.