O jantar alusivo ao aniversário da Associação Comercial e Industria de Itaquaquecetuba – ACIDI representou um verdadeiro marco na história da instituição que ao longo de seus 45 anos de existência anos tem desempenhado papel fundamental na promoção dos interesses empresariais locais. 


O evento, ocorrido recentemente (21), no Arufest Serviços Buffet, no bairro Jardim Mônica, além dos representantes das indústrias, comércios e serviços da cidade, contou com as presenças de diretores e colaboradores da entidade, personalidades políticas como o prefeito Eduardo Boigues  e imprensa regional.


Fundada em janeiro de 1978 por cidadãos ilustres da cidade (tais como: como: Itamar de Souza, Ângelo Guglielmo, Jayme Cordeiro Rosa, José Ailton Dias, entre outros), é uma tradicional organização sem fins lucrativos que representa e promove os interesses das empresas e empreendedores estabelecidos na cidade, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento econômico local.


Valéria Marchione, primeira mulher a presidir a ACIDI desde sua inauguração, assumiu interinamente o cargo após Luciano Davila assumir a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, na gestão do prefeito Eduardo Boigues. Desde então, vem desempenhando papel fundamental na promoção de suporte e orientações valiosas para os empreendedores locais em questões como normas técnicas, tributações e legislações. Além disso, tem promovido o comércio local e o desenvolvimento industrial por meio de eventos diversos, tais como: encontros, exposições, feiras e capacitações em gestão, marketing, finanças e recursos humanos para seus associados e parceiros.


Outro aspecto relevante da atuação de Valéria Marchione à frente da ACIDI tem sido seu engajamento em ações sociais, com campanhas solidárias e projetos educacionais para beneficiar a comunidade e promover o bem-estar dos cidadãos.


Pela importância do papel da ACIDI ao longo de seus 45 anos de existência, o jantar comemorativo celebrou o progresso alcançado pela cidade nos últimos anos, com a economia florescendo através da união do empreendedorismo local e investimentos estratégicos públicos e privados. 


O evento festivo foi devidamente conduzido por Ayl Marques e Carina Corsato e em seu decorrer, empresários prósperos e de destaque foram especialmente homenageados. Em nome de toda a equipe, alguns colaboradores da instituição também receberam menções honrosas durante a ação.


Em seu discurso, o presidente licenciado da ACIDI, Luciano Davila lembrou a importância da iniciativa dos fundadores, enalteceu a presença de alguns empresários da época da fundação e que continuam ativos na cidade. Na condição de secretário de Desenvolvimento Econômico também enalteceu a gestão pública municipal atual e afirmou: “sabemos de onde viemos, onde estamos porém, não há limites de onde podemos chegar... No que tange ao poder público municipal, muita coisa está sendo feita atualmente pela cidade, mas sabemos que é possível fazer muito mais e tenham certeza de que esta administração fará o possível para colocar o município novamente nos trilhos do desenvolvimento econômico, contando sempre com o apoio da ACIDI”. Pelo exposto é possível afirmar que a ACIDI continua sendo uma aliada fundamental para o progresso contínuo e a crescente prosperidade de Itaquaquecetuba. 


Vale lembrar que, para os próximos dias, os diretores da ACIDI ainda aguardam a publicação de uma revista comemorativa que contará um pouco mais sobre a história da instituição, seus diretores/colaboradores e trechos das trajetórias de cerca de 30 empresários de destaque da cidade.