A Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaquaquecetuba vai promoveu, na última quarta-feira (26), a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro ocorreu das 9h às 15h no Auditório da UNG, localizado na avenida Uberaba, 251 - Vila Virgínia, e tem por objetivo pautar necessidades relacionadas à política de assistência social no município.

Com tema "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos", a conferência é direcionada aos usuários do Sistema Único de Assistência Social, trabalhadores do setor, entidades de assistência social e representantes governamentais interessados no tema. 

O encontro foi dividido em cinco partes: financiamento (como instrumento para uma gestão de compromisso e responsabilidades dos entes federativos), controle social (qualificação e estruturação das instâncias de controle social com diretrizes democráticas e participativas) e articulação entre os segmentos (como potencializar a participação social no SUAS?).

Discutiu serviços, programas e projetos (universalização do acesso e a integração das ofertas dos serviços e direitos no SUAS), assim como benefício e transferência de renda (a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS).

"A Conferência Municipal de Assistência Social é um dos encontros mais importantes do ano para o setor. É o momento em que os usuários e representantes da assistência social se encontram para estabelecer planos de metas e melhorias. Uma participação democrática e transparente, como deve ser", disse o secretário de Desenvolvimento Social, Gabriel Rocha.

"Nossa gestão é pautada pela participação coletiva. Quando o assunto é assistência social, Itaquá esteve por muito tempo ultrapassada, então agora é o momento de correr atrás, ouvir quem precisa ser escutado e construir melhorias para o município", completou o prefeito Eduardo Boigues.