Servidores da Prefeitura de Mogi arrecadaram cerca de R$ 126 mil em cupons fiscais sem CPF na Gincana Cupons que Aquecem, realizada entre abril e junho, pelo Fundo Social em parceria com a Soulcial - startup mogiana de impacto social. Esse é um valor aproximado, que ainda será calculado pelo governo estadual, por meio do programa Nota Fiscal Paulista.

Após baixar o aplicativo Soulcial no celular, os servidores se dividiram em 54 times e, por um período de 56 dias, competiram entre si, lançando cupons fiscais sem CPF, em benefício da Santa Casa de Misericórdia de Mogi. Por meio de uma campanha de incentivo ao voluntariado, o Fundo Social conquistou a participação de 504 servidores, que doaram 83.755 cupons fiscais, de 4.540 estabelecimentos comerciais de Mogi e espalhados por cerca de 141 cidades de todo o Estado.

Os servidores que mais arrecadaram cupons foram premiados pela Soulcial, por meio de vouchers no próprio aplicativo. Nesta sexta-feira (23), às 16 horas, haverá um evento com a presença do prefeito Caio Cunha e da diretoria da Santa Casa para a premiação simbólica dos 15 primeiros servidores que mais pontuaram no ranking da Gincana Cupons que Aquecem.

A meta foi batida todas as vezes que o valor inicial foi estabelecido. Inicialmente era alcançar R$ 15 mil em doações, porém foi batida logo no início da gincana, em abril. No mês seguinte, a meta foi alterada para R$ 75 mil, sendo ultrapassada também. Quase duas mil missões, lançadas pelo aplicativo, foram cumpridas pelos participantes.

"Essa gincana tem um tempero especial. Acima de tudo, demonstra como conseguimos mover pessoas em prol de um propósito. Acompanhamos, mais do que números, diversos depoimentos e mensagens no grupo dos participantes. Foi um desafio propor essa ação e oferecer ferramentas para esse engajamento não cair. O resultado não poderia ser melhor", disse Juliana Bertin, co-CEO da Soulcial.

Para Rodrigo Morales, também co-CEO, essa gincana superou várias metas, alcançando o valor recorde de arrecadação em uma gincana da Soulcial.

Seguindo as regras da Nota Fiscal Paulista, o valor deve estar disponível para a Santa Casa, em até cinco meses após o lançamento dos cupons fiscais no sistema estadual.

Soulcial

As ações da Soulcial beneficiaram mais de 30 entidades sociais do Estado de São Paulo, totalizando mais de R$ 1,8 milhão em doações de 360 cidades paulistas. No total, a startup tem mais de 6 mil doadores

recorrentes.

Uma das principais ferramentas da Soulcial é um aplicativo, por meio do qual é possível doar cupons fiscais com e sem CPF, direcionando os impostos para uma entidade social. Utilizando uma plataforma gameficada, é possível criar ações e ampliar o número de doadores.

Com o app, a Soulcial conecta colaboradores de empresas a projetos de impacto social. Além de gerar doação para uma entidade social, os doadores acumulam até 5% de cashback e concorrem a prêmios nas competições. Para as empresas, a Soulcial realiza o acompanhamento de dados da ação realizada, com relatórios e métricas ESG (práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança).