O Alto Tietê pode estar prestes a contar com um serviço inédito e extremamente necessário para melhorar as condições do transporte público regional. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está realizando testes operacionais na Linha 11-Coral visando a possibilidade de contar com trens extras que atenderão apenas os trechos entre Mogi das Cruzes e Guaianazes, e Suzano e Guaianazes, nos horários de pico.
A novidade foi adiantada pelo diretor da CPTM, Pedro Moro, durante visita a Itaquaquecetuba nesta semana para o lançamento das obras na estação Aracaré. O motivo desses testes é mais do que justo. A estação de Suzano tem o segundo maior volume de embarque e desembarque de passageiros da Linha 11, perdendo apenas para Guaianazes. A estação de Mogi aparece em terceiro lugar.
Atenta a essa demanda e ao aperto que muitas pessoas enfrentam diariamente nos trens em função do grande volume de usuários, a CPTM parece ter encontrado uma saída para minimizar a superlotação e ainda oferecer um serviço mais rápido, já que novas viagens devem ser realizadas para atender a população local.
Ainda são testes, mas já é o início de um sonho, que agora precisa ser defendido e cobrado pelas autoridades da região. É hora de lutar por essa e outras melhorias, uma vez o Alto Tietê é cortado por duas linhas, sendo a 11 a mais movimentada da CPTM.
É inegável o quanto o transporte por trilhos evoluiu nas últimas décadas. É inegável também que isso levou muito tempo para acontecer, mas o fato é que as melhorias foram chegando. O intervalo entre os trens diminuiu, as novas composições garantem mais conforto para o usuário e as estações de Poá, Ferraz de Vasconcelos, Calmon Viana e Suzano ganharam novas estruturas.
Ainda falta muito a ser feito, especialmente em relação a acessibilidade, mas com vontade política, investimentos e muita cobrança por parte dos políticos conseguiremos novas melhorias. O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) pode ser uma ferramenta importante nesse processo. A expectativa agora é que o sonho se torne realidade.