Na manhã desta segunda-feira, um ex-aluno entrou armado no Colégio Estadual Professora Helena Kolody, em Cambé, no Norte do Estado, segundo as informações iniciais, ele disparou contra duas pessoas. Uma aluna de 16 anos morreu no local e outro aluno foi baleado e está internado no Hospital Universitário de Londrina. O governador Carlos Massa Ratinho Junior, governador do Paraná anunciou hoje o decreto de luto oficial de três dias em ocorrência de um episódio de violência na cidade. O ex-aluno responsável pelo ataque foi detido e encaminhado para Londrina. 


Em declaração, o governador Ratinho Junior expressou sua tristeza diante do incidente, "É um dia triste para todos os paranaenses. Um dia de luto e tristeza pelo que ocorreu na escola estadual de Cambé. Também quero me solidarizar com as famílias e toda a comunidade escolar. Estamos aguardando a investigação para ver o que ocorreu. O professor que imobilizou esse ex-aluno passou por um treinamento recentemente, e as forças policiais chegaram em apenas três minutos ao colégio depois do acionamento, o que evitou uma tragédia ainda maior" relatou o governador.


O governador ainda enfatizou o compromisso de sua equipe em garantir a segurança dos alunos, professores e de toda a rede estadual de ensino: "Toda nossa equipe está mobilizada para buscar ainda mais segurança para os nossos alunos, professores e toda a rede estadual de ensino" disse Ratinho.


Como medida imediata, as aulas no Colégio Estadual Professora Helena Kolody foram suspensas até a próxima semana. Além disso, as aulas em todas as outras escolas estaduais de Cambé também foram suspensas, com uma retomada programada para quarta-feira.