Na tarde da última quarta-feira (21), o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Sérgio Henrique Codelo, recebeu o deputado estadual Marcos Damasio (PL) e o vereador de Mogi das Cruzes, Francimário Vieira Farofa (PL), para discutir sobre a segurança das estradas do município.
O vereador apresentou o pleito dos moradores que residem nas proximidades da Estrada das Varinhas (SP-39), especificamente no trecho que passa pelo bairro de Jundiapeba até o Hospital Doutor Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, pela volta dos radares, retirados há dois anos.
A ausência de radares e fiscalização adequada, segundo o vereador, tem provocado acidentes e comprometido a segurança dos moradores, uma média de 480 chacareiros, que transitam diariamente na via com cargas e outros produtos e, muitas vezes, correm riscos, devido a alta velocidade dos carros.
O superintendente informou que, no momento, o DER está fechando os pontos críticos e alinhando tabelas de preços em São Paulo para que possa dar andamento em uma nova licitação. Ele garantiu que até o fim deste mês iniciará o processo de licitação para radares, com previsão de início de instalação em outubro.
Outro problema apresentado é a dificuldade que os alunos da Apae Rural e seus familiares têm enfrentado para atravessar a rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro, e a necessidade de criar uma ciclovia na rodovia SP-39.
Codelo acolheu os pedidos e se comprometeu a dar urgência no caso da Apae Rural, entendendo a necessidade imediata e antiga dos usuários.