A reforma da estação de trem de Mogi das Cruzes poderá ser iniciada no próximo ano. Isso porque o edital para contratação da empresa que ficará responsável pela obra será lançado no primeiro semestre de 2024, conforme adiantaram o secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, e o presidente da Companhia Paulista de Trens Metropolitanas (CPTM), Pedro Moro.

Em 2022, a CPTM anunciou que receberia novos recursos para reforma da estrutura, incluindo sua modernização e uma nova passarela. Para a realização da obra não estão descartadas possíveis desapropriações e liberações de áreas municipais.

Entre os objetivos da reconstrução está atender todas as normas de acessibilidade, prevendo rota tátil e sanitários acessíveis, além de melhorias na estrutura geral, como instalação de escadas rolantes e elevadores.

"O projeto da estação do centro de Mogi está em desenvolvimento com a equipe interna da CPTM. A expectativa é que no primeiro semestre de 2024 a gente possa lançar o edital para fazer a nova estação, totalmente remodelada. As outras estações de Jundiapeba e Estudantes, que já são acessíveis, a gente vai fazer a remodelação delas ao longo dos próximos anos", explicou Moro

Sobre a passagem de nível que ainda corta a área central de Mogi, o presidente da CPTM afirmou que ela segue aberta enquanto não houver a nova estação, mas que após a obra a mesma será fechada definivamente.

César de Souza

A extensão da Linha 11-Coral até o distrito de César de Souza ainda é tema de estudos e avaliações por parte da CPTM. "Existiu um estudo em 2010, quando foi identificado que não havia viabilidade técnica para fazer, uma vez que a estrutura não é do Governo do Estado, pois está concedida a uma concessionária federal. Também não havia demanda suficiente que justificasse levar a extensão até César", relembrou Moro.

De acordo com ele, com o novo Plano Diretor de Mogi, a CPTM, em conjunto com a Prefeitura, está estudando novamente essa possibilidade. "O município também está estudando outros modais que possam atender aquela região", acrescentou.

Barra Funda

Sobre a extensão da Linha 11-Coral até a Estação Palmeiras-Barra Funda, em São Paulo, anunciada no mês passado, Moro confirmou a previsão de início da operação em 2024. No momento estão sendo feitos os últimos ajustes em relação a energia necessária para abastecer o novo trecho.

A companhia explicou ainda "que as obras estão a todo vapor para a mudança, mesmo com a premissa de gerar o menor transtorno possível ao passageiro".

Na linha que corta a região, a mais movimentada de toda a CPTM com a circulação mais de 503 mil pessoas por dia, "a atuação se concentra em rede aérea, via permanente e sinalização, mas também na construção de uma nova subestação de energia entre Luz e Palmeiras-Barra Funda".

A subestação vai garantir a distribuição da energia para alimentar as composições, após o aumento da circulação no trecho, que atualmente permite viagens entre as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa sem a necessidade de baldeação.