A Soulcial, startup mogiana, reúne nesta sexta-feira (12), entidades sociais e empresas no evento "Notas que conectam", que será realizado no Polo Digital de Mogi das Cruzes. Na ocasião, a Soulcial promoverá várias atividades, um workshop, um painel sobre ESG (Ações de Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança Corporativa) e fará o lançamento de uma parceria inédita com uma empresa de Mogi.
A programação do evento inclui várias atividades abertas ao público, além da presença de convidados, representantes da Prefeitura de Mogi e outros parceiros.
"Nosso objetivo é demonstrar o impacto social já gerado pela Soulcial e as novas ferramentas que estamos implementando. Esse evento também será uma oportunidade para que as entidades e as empresas possam se apresentar e falar sobre as ações sociais desenvolvidas em parceria com a Soulcial", conta a co-CEO e fundadora da Soulcial, Juliana Bertin.
A programação do evento "Notas que conectam" será dividida em duas etapas. Pela manhã, a abertura será junto com o Café Digital, promovido pelo Polo. Também será realizada a exposição das entidades parceiras e cases de sucesso da startup mogiana. A partir das 10h30, no auditório, haverá uma palestra sobre o Impacto Soulcial na sociedade e o anúncio de uma parceria pela empresa.
No período da tarde, será ministrado um workshop sobre práticas ESG no setor público e privado. Após o workshop, será realizado um painel com apoio da ABStartup e mediação da Soulcial, que irá debater experiências sobre as práticas ESG nas organizações.
Após o painel, serão sorteadas quatro consultorias com autoridades no assunto, oferecidas pela ABStartup: duas para o setor público e duas para o setor privado.
Como funciona o APP
O aplicativo Soulcial, desenvolvido por Rodrigo Morales, também fundador e co-CEO da Soulcial, utiliza tecnologia e gameficação. Por meio do app, a Soulcial conecta colaboradores de empresas a projetos de impacto social, pelas doações de cupons fiscais emitidos no Estado de São Paulo.
"Neste momento, 19 competições estão acontecendo em empresas, entidades sociais e órgãos públicos. São milhares de colaboradores engajados em ações de impacto social", destaca Rodrigo.
Segundo ele, além de apoiar uma entidade social, os colaboradores dessas empresas se unem em times, com objetivos e metas a conquistar dentro das competições. Isso também tem atraído o interesse das empresas, porque desperta espírito de liderança e cooperação dentro de suas equipes.
"Trouxemos ao mercado, uma inovação sobre algo que já existia - as doações por meio da Nota Fiscal Paulista. E facilitamos todo esse processo, ajudando pessoas a apoiar causas sociais, de forma divertida e sem gastar nada", completa Rodrigo, que é gestor da área de Tecnologia da Informação, com cerca de 20 anos de experiência na construção de negócios e softwares, criando plataformas como Vetrina, iBoleto e Octano.
Juliana Bertin é graduada em Gerontologia, com mestrado em Engenharia Urbana pela UFSCar. Com a Soulcial, ela uniu as vivências que teve desde pequena e a vontade de servir ao próximo. A partir da experiência com o terceiro setor, percebeu que poderia resolver de outras formas os problemas sociais, tendo atuado também na gestão pública e na consultoria para empresas privadas.