O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do calendário comercial brasileiro e muitas pessoas aproveitam essa ocasião para presentear suas mães e avós. No entanto, é preciso ter cuidado para evitar problemas com as compras e garantir que seus direitos como consumidor sejam respeitados.
De acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), as vendas no Dia das Mães costumam aumentar cerca de 3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2022, as vendas totalizaram cerca de R$ 10,5 bilhões, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
A coordenadora do Procon de Mogi, Fabiana Bava, também alerta para possíveis golpes na hora das compras. O cuidado deve ser redobrado nas compras online. "Não clique em links suspeitos. Muitas vezes, os golpistas enviam e-mails ou mensagens com links falsos que podem conter vírus que permitem que eles acessem suas informações pessoais", orienta. Outros alertas são:
- Não forneça informações pessoais, como senha, número de cartões, e documentos para terceiros, pois isso pode ser utilizado para compras não autorizadas.
- Verifique o endereço do site. Golpistas criam sites falsos que imitam as lojas online legítimas. Para verificar a confiança do site, verifique se o endereço da URL começa com "https" (o "s" significa seguro) e se há um cadeado na barra de endereços. Se já comprou naquela loja veja se o seu perfil tem informação de compras anteriores, o que garante que está no site correto.
- Desconfie de promoções e preços muito baixos, que podem indicar algum problema.
- Atenção com a compra em lojas apresentadas nas redes sociais por anúncios: é necessário checar a procedência da empresa, o número do CNPJ, para conferir se já tem experiência no mercado, ou se foi recém aberta.
- Dê preferência para o pagamento por meio de plataformas seguras como PagSeguro e Mercado Pago.
Cancelamento
Caso o produto não seja entregue, o cancelamento no prazo de 7 (sete) dias seja negado, ou apresente algum vício não solucionado pela assistência técnica no prazo de 30 dias, o consumidor deve procurar o Procon.
Atendimento com agendamento
O atendimento presencial no Procon de Mogi é através do agendamento pelo site: http://agendamentopac.pmmc.com.br/. Para envio da reclamação à distância o e-mail é [email protected]. Dúvidas sobre atendimento acesse o aplicativo Colab. Mais informações pelo telefone 4798-5090.