A procura por presentes para o Dia das Mães, que ocorre no próximo domingo (14/05), exige cuidados por parte dos consumidores, conforme orienta o Procon de Suzano. O órgão alerta para os golpes que são praticados, especialmente nessas datas comemorativas, e reforça a necessidade de comparar preços, tanto entre as lojas físicas como no ambiente virtual. Outros pontos a serem observados se relacionam aos prazos e direitos quanto à troca de peças e a recomendação para a compra de itens originais de determinados produtos.
Tendo em vista o grande número de consumidores que optam pelas compras on-line, a diretora do Procon de Suzano, Daniela Itice, destacou que é fundamental a verificação da idoneidade do site antes de efetuar o pagamento. "As pessoas não devem clicar em links recebidos pelo WhatsApp ou redes sociais. Na dúvida, entre pelo navegador no site e confirme se a oferta é real. Caso o preço seja muito diferente de outras lojas, desconfie. Também é importante verificar, na hora do pagamento, para quem está sendo efetuado aquele crédito. Por exemplo, se você comprou de uma loja, com CNPJ, e o pagamento está direcionado à uma pessoa física, com o número do CPF, possivelmente trata-se de golpe", alertou a diretora.
O órgão sugere planejamento para que o consumidor saiba o que quer comprar antes de iniciar as buscas, tanto nas lojas físicas quanto no ambiente virtual. A orientação é para que as pessoas se atentem aos descontos, às formas de pagamento e às políticas de troca. Nos sites, é importante conferir a forma de pagamento e o preço do frete, que pode encarecer significativamente o valor final inserido na compra.