A Prefeitura de Mogi das Cruzes entregou na manhã desta quinta-feira (4) as novas instalações da Creche Jardim Aeroporto III. A unidade que tinha capacidade para quase 100 crianças, agora pode atender 280 alunos em período parcial e integral. De acordo com a prefeitura, a unidade recebeu mais quatro salas.
Localizada na Praça Aeronáutica, s/nº, o Jardim Aeroporto III, a unidade que atende alunos do berçário ao Infantil III (zero a quatro anos) recebeu as mais 180 novas vagas após mais de 10 anos de espera. "Essa demanda é de quase 10 anos para ampliação das salas. Há mais de quatro anos já existia o desenho da planta e de como deveria ser, mas só no ano passado, em abril, foi iniciada a obra, que terminou no início desse ano" disse a diretora e coordenadora pedagógica da unidade, Leticia Torralvo.
A creche passa a contar com oito salas de atividades, um berçário, pátio coberto, refeitório, além das áreas pedagógica, administrativa, serviços e de convívio. Foram investidos R$ 1.193.051,20 nas obras.
A ampliação da unidade é parte do trabalho da cidade voltado para a Primeira Infância, como destacou a vice-prefeita de Mogi, Priscila Yamagami (Podemos): "A Primeira Infância tem sido um dos focos do nosso trabalho. Nós tivemos a oportunidade de estudar e aprofundar os conhecimentos sobre esta importante etapa do desenvolvimento infantil, o período de 0 a 6 anos de idade. Nós sabemos que a transformação acontece não só mentalmente, mas também no desenvolvimento dessas crianças nesse momento da primeira infância, por isso tivemos a criação de parques naturalizados, creches com foco especial em uma pedagogia mais autônoma".
De acordo com a vice-prefeita, "tudo o que está sendo feito no sentido do programa 'Mogi Primeira Infância' é para transformar a criança em um adulto diferenciado, com um nível de consciência elevado e isso a gente sabe que modifica uma sociedade inteira".
O presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Marcos Furlan (Podemos) e os vereadores Professor Edu Ota (Podemos), Edinho (MDB) e Carlos Lucareski (PV), participaram da cerimônia de entrega. Segundo Ota, a Câmara tem cobrado a Prefeitura sobre a ampliação de vagas nas creches da cidade. "A Câmara vem trabalhando muito a Comissão de Educação juntamente a Prefeitura para ampliar o número de vagas nas creches e escolas e tentar diminuir a fila de espera", disse.
Segurança
O prefeito de Mogi, Caio Cunha (Podemos), ressaltou as iniciativas para reforçar a segurança nas escolas municipais, como um novo aplicativo que permite o contato direto e rápido entre as escolas e os órgãos de segurança do município, para o atendimento em casos de emergência. "Inicialmente, ou a diretora, ou alguma pessoa orientada por ela vai ficar com o acesso desse aplicativo. Depois, nós vamos ampliar para que outros funcionários tenham o acesso. A ideia é criar uma conexão imediata com a nossa central de monitoramento, é uma ampliação dos totens", disse.
Outra medida importante, segundo o prefeito, é o treinamento de funcionários das escolas. "Nós vamos começar a passar treinamento de protocolos que foram criados, não só em casos de violência, mas como por exemplo de um eventual incêndio, de um dano na estrutura, como os funcionários devem se portar diante dessas situações", destacou.
*Texto supervisionado pelo editor