A coordenadora do Pronto Socorro Infantil Municipal de Suzano e médica pediatra do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, Silvia Helena Jusevicius Alves, destacou medidas que podem ser adotadas para evitar as síndromes respiratórias, comuns nesta época de temperaturas em queda, como se alimentar bem, fazendo três refeições ao dia com alimentos balanceados, e ter oito horas de sono por dia.
Em relação aos cuidados com as crianças, a médica pediatra destaca a importância da vacinação. "Nós vemos muitas crianças passando no Pronto Atendimento e a carteira de vacinação não está em dia. Mesmo que a criança apresente tosse ou coriza, é importante vacinar e faço um destaque para vacina contra Influenza para crianças a partir dos seis meses de vida", recomendou.
Evitar ambientes fechados, manter-se hidratado e atividades físicas também são fundamentais, segundo Silvia Helena: "Uma atividade física aeróbica (nadar, correr, caminhar, pedalar) aumenta a defesa, como da traquéia e da garganta". A médica pediatra alerta que é necessário uma boa higiene das mãos, já que a via respiratória não é a única responsável pela transmissão de doenças.
*Texto supervisionado pelo editor.