O grupo Sobrevento, de São Paulo-SP, chega no Espaço Cultural Opereta neste final de semana. No sábado (3) acontece a Oficina de Teatro de Sombras com Objetos e no domingo (4) haverá duas sessões do espetáculo "O Amigo Fiel". As atividades são gratuitas e a classificação indicativa é livre.

 

Ainda há vagas para se inscrever na oficina de Teatro de Sombras com Objetos, direcionada a estudantes, educadores, artistas e interessados em geral. Para participar, é necessário se inscrever pelo e-mail [email protected], informando o nome completo e um número de telefone ou WhatsApp de contato. A produção do Sobrevento entrará em contato para confirmar a inscrição. No sábado, a oficina começa às 10 e termina às 13 horas.

 

Já no domingo, o público vai assistir o espetáculo infantil "O Amigo Fiel" em duas sessões: às 14 e às 17 horas. A história baseia-se no conto homônimo de Oscar Wilde. Por meio do Teatro de Sombras e bonecos construídos com galhos de árvores, o espetáculo propõe uma reflexão profunda sobre o cinismo, a tolerância, o individualismo e a amizade: questões que para o grupo Sobrevento são muito importantes para as crianças de hoje, no teatro atual. Após as apresentações haverá bate-papo com o grupo.

 

Com quatro atores-manipuladores, música original criada por William Guedes (vencedor de três prêmios Shell), figurinos de João Pimenta (vencedor do Prêmio Shell e Cesgranrio) e iluminação de Renato Machado (vencedor dos prêmios Shell, Cesgranrio e Coca-Cola), o Sobrevento quer trazer à tona as provocações de Wilde, buscando uma comunicação intensa com a criança em uma relação poética e não didática, considerando a sensibilidade e a capacidade emocional do público. Recomendado às mães, pais e responsáveis para que levem os pequenos. O projeto conta com o apoio da Associação Cultural Opereta e é realizado pelo governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

 

Local

O Espaço Cultural Opereta é localizado na região central, próximo à estação Poá da CPTM e possui ambiente rústico e muito procurado pelo público de artistas, coletivos e produtores culturais da região do Alto Tietê. Com capacidade para 70 pessoas, oferece infraestrutura básica de som e luz para apresentações de shows, peças teatrais, bar e área externa de convivência.