A Secretaria de Estado da Saúde (SES), a partir de hoje (10), inicia em todo o Alto Tietê a campanha de imunização contra o vírus da Influenza. Até o momento, o Ministério da Saúde (MS) já enviou para São Paulo mais de 5 milhões de doses, que já foram distribuídas para todo o Alto Tietê e Estado. A quantidade é o suficiente para iniciar a imunização de toda a população prioritária.

Em Suzano, a vacinação ocorre em todos os 24 postos de saúde da cidade, com expectativa de alcançar 90% do público-alvo. Nesta primeira etapa, que segue até o final de maio, serão contemplados os grupos prioritários, estimados em 104.187 pessoas. Posteriormente, a imunização ficará disponível aos demais moradores.

Podem se vacinar crianças de seis meses a seis anos; pessoas com 60 anos ou mais; público com deficiência permanente; trabalhador da saúde; gestantes e puérperas; portadores de doenças crônicas; professores de ensino básico e superior; povos indígenas e de comunidades tradicionais quilombolas; profissionais das forças de segurança, salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros; transportadores coletivos rodoviários; portuários; população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional; e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

Para receber a dose, é necessário apresentar documento original com foto, comprovante de residência de Suzano e caderneta de vacinação. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, entre 8 e 16 horas.

Em Guararema, podem receber o imunizante as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto), povos indígenas e de comunidades tradicionais quilombolas, trabalhadores da Saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores, pessoas com comorbidades e pessoas portadoras de deficiência.

Também se enquadram os profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento, os caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

Sem necessidade de agendamento, a aplicação é realizada na Central de Vacinação Coronavírus (Cevac), rua Oswaldo Freire Martins, 10 – Casa 1, que atende das 8 às 18 horas de segunda à sexta-feira e das 8 às 12 horas aos sábados; e Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Dulce, na rua Pedro Álvares Cabral, 36, que atende apenas em dias úteis, das 8 às 16 horas.

Pacientes acamados que não puderem comparecer nestes endereços devem solicitar a vacinação domiciliar pelos telefones (11) 4693.8040, da secretaria municipal de Saúde de Guararema; (11) 4693.5103, da Central de Vacinação Coronavírus; e (11) 4693-4693, da UBS do Jardim Dulce, onde também é possível obter outras informações sobre a vacinação contra a Influenza.