Mogi- A Prefeitura está ampliando as ações para segurança na região central do município. As ações compreendem reforço na presença da Guarda Municipal, a implantação de totens em locais determinados por estudos técnicos e a substituição de câmeras de monitoramento mais antigas por equipamentos novos.
O trabalho busca ampliar a sensação de segurança da região comercial da cidade e inibir a ocorrência de roubos e furtos. A atuação também irá coibir atos de vandalismo.
"A área central de Mogi das Cruzes possui características específicas de áreas comerciais importantes, com grande circulação de pessoas durante o dia e pouco movimento à noite, quando as lojas estão fechadas. Assim, as ações são planejadas e desenvolvidas com planejamento, obedecendo a estas características e com investimento em tecnologia e inteligência. Além disso, a Prefeitura mantém um diálogo constante com as entidades representantes do comércio da cidade, o que contribui muito para o nosso trabalho", explicou o prefeito Caio Cunha.
A Guarda Municipal ampliou sua atuação, com mais equipes e viaturas para o patrulhamento. No período noturno, estão atuando mais duas viaturas na região central, sendo uma da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e outra de patrulhamento de área. Já durante o dia, a intensificação é feita com equipes das Rondas Ostensivas com Motocicleta (Romo) e viaturas de área.
"Este reforço no Centro não significa que outras regiões ficarão desassistidas, uma vez que, neste mês, tivemos a apresentação de 28 novos guardas municipais, que já estão atuando. Além disso, a Prefeitura está utilizando a tecnologia para tornar o trabalho da segurança pública mais eficiente e resolutivo para a população", afirmou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.
Neste aspecto, já estão em funcionamento os totens de segurança, que são operados pela Central de Monitoramento de Totens, entregue na última semana. A região central conta com equipamentos no Largo do Rosário, no Largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e na praça Sacadura Cabral, em frente a estação da CPTM. Na região do Centro Expandido, também foram contempladas a praça Norival Tavares e o Parque Botyra Camorim Gatti.
Os totens têm estrutura que substituem as antigas bases. Eles possuem uma câmera de monitoramento, com alcance de 360º, cinco câmeras unidirecionais e capacidade para identificar detalhes precisos das áreas próximas. O equipamento também conta com um interfone conectado diretamente com a Central de Monitoramento de Totens, em que os moradores poderão fazer contato com a Guarda Municipal em caso de urgências e emergências.
"Já está sendo notado um comportamento preventivo, com uma diminuição do número de ocorrências nas proximidades dos totens e uma maior sensação de segurança. Com o passar do tempo e a adaptação da população aos equipamentos, esta tendência deverá se refletir nos números oficiais", disse Toriel.
Outra ação de tecnologia e inteligência realizada pela Prefeitura é a substituição de câmeras de monitoramento antigas por outros modelos mais modernos e eficientes, coordenada pelo Departamento de Tecnologia.