O prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (Podemos), cumpriu agenda em Brasília nestas terça e quarta-feira para buscar mais recursos para a cidade e, como presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), apresentar pautas do Alto Tietê. Acompanhado do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Caio Luz; do secretário de Habitação, Carlos Lothar; do presidente da Câmara, Marcos Furlan, e do vereador Maurino José da Silva, o prefeito cumpriu agendas no Ministério das Cidades, na Secretaria de Mobilidade Urbana, no Ministério da Justiça e no Ministério dos Portos e Aeroportos.
Na Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, a comitiva foi recebida pelo secretário Denis Andia. Durante o encontro, que aconteceu na sede do Ministério das Cidades, em Brasília, o prefeito apresentou um projeto para a melhoria das condições de circulação e de segurança nas proximidades de instituições de ensino.
O projeto, concebido pelo prefeito, prevê a modernização da sinalização viária e da acessibilidade nas proximidades das escolas, em conjunto com outros investimentos voltados à segurança que estão sendo realizados, como a instalação de totens de segurança e a substituição de lâmpadas convencionais por equipamentos de LED, que melhoram a iluminação nos locais.
"A reunião foi bastante proveitosa e o secretário nacional considerou que o projeto está de acordo com as diretrizes, objetivos e políticas públicas da sua pasta e do Governo Federal. O projeto poderá ser desenvolvido em Mogi das Cruzes e, a partir da cidade, se tornará um modelo para todo o país", disse Cunha.
O prefeito lembrou que a melhoria da segurança nas escolas é uma prioridade da prefeitura, que criou um Grupo de Trabalho para vistoriar todas as unidades do município e identificar as vulnerabilidades das estruturas, conversar com a comunidade escolar e planejar o treinamento para alunos e professores sobre os protocolos de segurança.
O trabalho da Ronda Escolar também foi intensificado e a Prefeitura também está investindo em ações de tecnologia e inteligência, com foco no monitoramento, além de cercas elétricas e botão de pânico.
Durante a reunião, o prefeito também apresentou a demanda de Mogi para a extensão do atendimento metropolitano até o distrito de Cezar de Souza. A medida é um pleito antigo da cidade para a melhoria da mobilidade urbana da região leste da cidade.
"A participação do Governo Federal nesta demanda é importante porque, a partir da Estação Estudantes, a linha férrea é de responsabilidade da MRS Logística, dentro de uma concessão federal. Assim, é fundamental o alinhamento do município, Governo do Estado e Governo Federal", explicou Cunha.
O prefeito destacou que o reforço no pedido de apoio ao secretário nacional é importante para que, tão logo a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos e a CPTM concluam os estudos sobre qual o melhor atendimento a ser implantado, haja o empenho da União.
Habitação
A comitiva também foi recebida pelo ministro das Cidades, Jader Filho, e pelo secretário nacional de Habitação, Hailton Madureira. O assunto prioritário foi o cadastramento do município em programas habitacionais do Governo Federal com o intuito de que haja um alinhamento entre todas as partes e possa ser retomada a construção de moradias populares, em atendimento ao déficit habitacional do município.
Parceria com a Coca-Cola
O compromisso com sustentabilidade, tecnologia e inovação para garantir o desenvolvimento de Mogi também fizeram parte da agenda. O prefeito Caio Cunha iniciou a conversa com a Coca-Cola para estabelecer uma parceria entre a Prefeitura e a empresa para a implantação de um projeto piloto no Brasil sobre a engenharia reversa de garrafas PET.
Condemat
Também presidente do Condemat, Caio Cunha foi recebido pelo ministro de Portos e Aeroportos Marcio França, a quem apresentou demandas do Alto Tietê, como o impacto do Aeroporto Internacional de Guarulhos e a implantação de uma hidrovia na região para o transporte de cargas.