O Projeto Crê Ações de Biritiba Mirim, coordenado pela idealizadora e médica Dra Danysa do Nascimento, apresentará na sexta-feira (30), às 19 horas, o musical de cultura popular "Martim Pescador e as Lavadeiras do Arraia". O evento é gratuito e ocorrerá no Theatro Vasques, em Mogi das Cruzes. Os ingressos podem ser retirados com uma hora de antecedência.
Musical
Através da capoeira, manifestação cultural existente há mais de um século, que representa a cultura da origem brasileira, uma arte luta de resistência e refúgio, o musical narra a história de negros brasileiros libertos da escravatura em 1888, que, com a liberdade, não tinham mais moradia, emprego e meios de sobreviver. No litoral brasileiro, alguns grupos de escravos passaram a ver no mar uma fonte de subsistência, enfrentando assim os perigos do mar revolto para sobreviver.
Com a Puxada da Rede, uma representação musicada de capoeira, será representado no palco do Vasques um momento da vida de pescadores do passado, que deixavam suas esposas e filhos todos os dias para buscar a sobrevivência de suas famílias no mar. E suas esposas, lavadeiras, enquanto esperam o retorno dos maridos, se juntavam para lavar as roupas e esperar para ajudar na Puxada da Rede para retirar os peixes do mar. O espetáculo expressa através de músicas e danças seus votos de fé e esperança por uma boa pescaria.
O musical é considerado uma manifestação da cultura popular brasileira, representada através do teatro e danças populares, com duração de 40 minutos. A direção teatral é de Édipo Alves, direção musical de Mestre Buiu e produção cultural do Centro Cultural Projeto Crê Ações, composta por 15 atores multiartistas influentes no cenário de cultura popular brasileira em suas cidades e regiões em que vivem. A classificação é livre. Mais informações: (11) 99532-6643