A EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê anuncia os projetos contemplados na Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética - CPP 001/2022. Serão destinados mais de R$ 4 milhões para o incentivo de iniciativas com objetivo da conservação e o uso racional da energia elétrica na área de atuação em São Paulo. Mogi das Cruzes, Guarulhos e Poá estão entre as cidades com projetos vencedores. As ações serão realizadas ao longo do ano de 2023.
As iniciativas selecionadas proporcionarão ao todo uma redução do consumo de energia em cerca de 5.000 megawatts-hora (MWh/ano), o equivalente ao consumo médio anual de aproximadamente 2.035 famílias.
Nas cidades de Mogi das Cruzes e Poá, os projetos serão de substituição da iluminação pública comum por LED. Ao todo serão 1.732 novas luminárias. A ação beneficiará diretamente à população local, já que a tecnologia LED proporciona mais conforto visual e nitidez nas vias, consequentemente, contribuindo para a segurança pública, além de auxiliar na diminuição do consumo de energia e redução também nos custos de manutenção pelos municípios, uma vez que a durabilidade da lâmpada LED é muito superior ao sistema atualmente utilizado. O novo modelo também gera menor impacto ambientalpor não conter mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição. Nestas cidades já foram substituídas cerca de 2.800 luminárias por meio dos editais anteriores da Chamada Pública de Projetos da EDP.
Outro projeto contemplado acontecerá no Hospital Geral de Guarulhos - SPDM, com a substituição de 1 chiller e implantação de geração solar de 30,5 kW, visando maior eficiência energética, por meio de geração limpa de energia.