Mogi - Os irmãos escritores Amir Campos e Josemir Ferraz Campos lançaram no dia 15 de abril, com direito a sessão de autógrafos na Associação Pró-Festa do Divino em Mogi das Cruzes, o livro "Bem Ditos Populares". Trata-se de uma coletânea de provérbios e expressões do cotidiano. Segundo Amir, a ideia do livro veio do conhecimento acumulado de ditos amplamente utilizados pela família e, incentivados por uma prima, surgiu a ideia de documentar.
"Eu falei com meu irmão e começamos até em um tom de brincadeira a relacionar todos os provérbios. Nós organizamos e resolvemos publicar. Até fizemos uma edição de cem volumes porque acreditamos que pode sair uma segunda edição ampliada. Penso que é interessante e faz parte da nossa sabedoria popular, e são lições que aprendemos com nossos antepassados", destacou Amir.
Os próprios irmãos, como relatou a escritora, vêm de uma família que "lia muito e contava muitas histórias". Ela se tornou professora de Língua e Literatura até que um dia, quando já estava aposentada, sua sobrinha a questionou por que ela não escrevia. "Eu tive uma inspiração e comecei o primeiro livro, contando a história de minha bisavó que era escrava", contou.
Segundo Amir, que também é graduada em Artes Dramáticas, o processo de escrita para o "Bem Ditos Populares" foi dinâmico, buscando e anotando os ditados, além da troca de provérbios com o irmão. "Pedimos também para um primo, o Fernando Carvalho, que desenha muito bem, que fizesse as ilustrações. Então foi na base dos amigos e dos parentes, mas o livro deve continuar recebendo novos apêndices", disse.
A coletânea está organizada por ordem alfabética com o intuito de facilitar a leitura, sendo uma boa pedida para todos aqueles que tenham a curiosidade de conhecer essa cultura de raiz popular. "É um livro que é para ficar ali, de vez enquanto você abre e lê uma página. É interessante para todos o públicos", comentou a escritora.
Compartilhando das mesmas ideias, seu irmão, Josemir Ferraz Campos, destacou a admiração que possui pela cultura e memória popular, sendo esses grandes incentivos para a organização do livro. "Eu sempre admirei a cultura popular. Aprendi muito com meus pais que muito me ensinaram através de provérbios, expressões e ditados populares. Conversando com a mana Amir, resolvemos então pesquisar e colecionar essas manifestações", disse o autor, que é professor universitário aposentado e conselheiro e consultor cultural da Associação Pró-Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes.
Livro
"Bem Ditos Populares" é a primeira publicação de Campos e o terceiro livro de Amir, que também escreveu "Enredado de Cipó" (2016) e "Campo Minado: Uma História de Amor e Guerra" (2018). O livro está à venda na Associação Pró-Festa do Divino, localizada na Avenida Francisco Rodrigues Filho, 1.232 (ao lado do Tiro de Guerra), no bairro do Mogilar.
*Texto supervisionado pelo editor