Itaquá - A Defesa Civil de Itaquaquecetuba participou, na última semana, de uma oficina preparatória para a Operação Estiagem, que vai reforçar os atendimentos às ocorrências de queimadas em vegetação, comum neste período do ano. O treinamento de emergência ocorreu em Suzano e contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Samu e demais órgãos de segurança urbana do Alto Tietê.

Os agentes acompanharam uma série de atividades, como a simulação de atendimento em casos de emergência, deslocamento imediato de agentes e viaturas, acionamento de apoio e procedimentos de primeiros socorros.

"Uma Defesa Civil bem equipada e treinada é o que a torna ainda mais efetiva nas ocorrências. Recentemente recebemos novos equipamentos e viaturas, o que nos ajuda na prevenção e atendimento também nos casos de estiagem", disse o coordenador da Defesa Civil do município, Anderson Marchiori.

No último ano, o órgão de Itaquaquecetuba recebeu quatro viaturas zero quilômetro, um gerador, uma barraca e duas motosserras do governo estadual. O reforço garantiu agilidade e ampliação na capacidade de atendimento dos agentes.

Suzano

O treinamento dos agentes de Defesa Civil da Região Metropolitana de São Paulo para a "Operação Estiagem" - iniciativa de prevenção e combate a queimadas de junho a setembro - foi realizado nas instalações do Tiro de Guerra, em Suzano. Agentes de 19 municípios receberam orientações referentes ao acionamento do plano de contingência para situações de risco, com reforço do protocolo para atuação de aeronaves e prática das técnicas de combate a incêndio.