Mogi -O 36º Festival de Outono Akimatsuri 2023, que começou no último final de semana, no Centro Esportivo Bunkyo, em Mogi das Cruzes, teve como um dos destaques o artesão mogiano César Bento, de 66 anos, que exibiu suas habilidades com dobraduras de papel, conhecidas como origamis, pelo terceiro ano consecutivo. O festival continua neste sábado e domingo (dias 15 e 16), com atrações artísticas, culturais e gastronômicas. 

César é artesão há mais de dez anos e começou a fazer dobraduras ainda quando era criança. Após se aposentar, ele decidiu estudar a cultura japonesa e se aprofundar nessa arte. Sua maior referência é o artista japonês Akira Yoshizawa, considerado um mestre do origami. 

O hobby se tornou um negócio, quando a filha Flávia da Silva, 42, ficou desempregada. Juntos, eles começaram a vender os origamis em festivais japoneses e em feiras de Mogi. Ele já ganhou mais de quatro prêmios com sua arte em São Paulo.

O mogiano cria origamis de diversos estilos, mas o seu carro-chefe são os presépios. Além disso, ele produz brincos, colares, marcadores de páginas e outros itens. O artesão já foi voluntário expondo seus origamis em hospitais, na Apae de Mogi das Cruzes e em eventos beneficentes.

 

Desafios 

César relata que enfrenta preconceito por parte dos brasileiros, que muitas vezes acreditam que a arte do origami é restrita aos japoneses. "Eles perguntam para minha filha se o patrão dela é japonês. Por eu ser negro e ela também, eles acham que quem faz é um japonês, e isso me deixa bastante triste", desabafou o artesão. Os japoneses, porém, segundo ele, apreciam sua arte.

As expectativas do artesão são altas em relação ao seu trabalho e ele acredita que o Brasil é um dos países mais ricos do mundo em artesanato. Para quem deseja seguir por essa carreira, César deixa um conselho: "É preciso ter humildade, honestidade e perseverança, e acreditar que todos nós somos capazes". Ele espera que sua participação no Akimatsuri possa inspirar outras pessoas a explorar o mundo do origami e a conhecer a cultura japonesa. Saiba mais em @origami_amagiadopapel nas redes sociais ou pelo telefone 91146-4560.

 

Akimatsuri

A expectativa do Bunkyo de Mogi das Cruzes, organizador do Akimatsuri, é grande para este último final de semana. Entre as diversas atrações, um show do cantor Joe Hirata, o Pavilhão de Exposição Agrícola, o Centro de Negócios, praça de alimentação e uma Vila Cultural Japonesa com oficinas. A programação completa do festival pode ser conferida no site www.akimatsuri.com.br. 

*Texto supervisionado pelo editor.