Suzano - A Prefeitura, por meio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos, segue com o trabalho de zeladoria por toda a cidade, em especial nas regiões em estado de alerta, mantendo as ações iniciadas na noite da última sexta-feira (10), após as fortes chuvas que caíram sobre a cidade. Os trabalhos gerais incluem limpeza de vias públicas, rios, córregos e valas de drenagem e retirada de mais de 1,8 tonelada de resíduos e materiais inservíveis.
A pasta disponibilizou todo seu maquinário e funcionários para atuar no apoio à população. Retroescavadeiras e pás-carregadeiras foram empregadas para remoção de objetos de grande porte das vias e de corpos d'água, como o rio Una, tudo com o objetivo de evitar que novas chuvas causem mais transtornos aos moradores. Foram colocados à disposição caminhões-pipa para limpeza de trechos específicos de vias dos bairros Vila Amorim, Vila Urupês e Jardim Carmem, removendo lama e outros detritos.
Outra ação foi dispor de um efetivo extraordinário da Operação Cata-Treco para remoção de objetos e resíduos nas ruas e casas das áreas em estado de alerta, que compreendem locais como Jardim Dona Benta, Jardim Monte Cristo, Parque Maria Helena, Cidade Miguel Badra, Jardim Fernandes e Jardim Nazareth. Considerando sábado e domingo, foram realizadas 173 viagens, com estimativa de 1,8 mil tonelada de materiais recolhidos, entre eletrodomésticos, móveis e outros.
Oferecendo uma opção adequada de descarte para todos os suzanenses, os quatro ecopontos municipais também foram abertos para a população durante o final de semana, promovendo 16 atendimentos no período. O depósito de objetos segue das 8 às 17 horas na rua Antônio Francisco dos Santos, 186, no Parque Maria Helena; na rua Afonso Nícola Redondo, s/n, no Jardim Lincoln; na estrada Takashi Kobata, 183, no Jardim Dona Benta; e na rua Vitor Miguelino, 553, no Boa Vista.
O secretário Samuel Oliveira explica que todo o efetivo do setor esteve direcionado para o suporte às pessoas mais afetadas pelas fortes chuvas e que o monitoramento na cidade é constante. Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi relatou que todos os setores municipais estão de prontidão.
Mobilização
Até esta segunda-feira (13), foram doadas três toneladas de alimentos e 15 mil itens de higiene, colchões e peças de roupa em bom estado para apoio às famílias atingidas pelas chuvas da última sexta (10). Ao longo desta semana, a administração municipal segue com a força-tarefa para arrecadação de materiais diversos no prédio do antigo Restaurante Popular, que fica na rua Dr. Felício de Camargo, 630, no centro, das 8 às 17 horas. Até o momento, a mobilização ofereceu apoio a cerca de 500 famílias de 12 bairros da cidade.