Região - As cidades de Alto Tietê estão com uma agenda especial para celebrar o Dia Internacional das Mulheres, comemorado hoje, mas que se estende para todo o mês. A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por exemplo, preparou uma programação que envolve diversas Secretarias, além do Fundo Social.

A Assistência Social realiza hoje o "Sarau - Dia das Mulheres", no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Vila Nova União às 13h30, buscando fazer reflexões sobre questões de gênero. Ainda hoje, às 14 horas, a Pasta de Mobilidade Urbana promove a palestra "A Mulher como Ciclista Urbana", ministrada por Cláudia Franco no Auditório do Prédio-Sede da Prefeitura. O evento é aberto e não necessita cadastro prévio.

Já a Secretaria Educação organiza, nesta tarde, às 15 horas, a realização do programa Pequenos Músicos nas escolas que fazem parte da iniciativa, enquanto a Sinfônica, junto à Pasta, apresenta o projeto para a Diretoria de Ensino, no mesmo horário, no Centro Universitário Braz Cubas (UBC). O ensaio fotográfico "Somos Todas Guerreiras" segue exposta até hoje na galeria Wanda Coelho Barbieri.

Na sexta-feira (10), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico proporciona, das 14 às 17 horas, o "Sextou Digital Especial - Mês das Mulheres", em um painel com empreendedoras aberto ao público. Já a Pasta de Esporte organiza, no dia 18, o "2º Festival Elas no Esporte" no Parque da Cidade, que durará o dia todo e, no dia 26, por volta das 9 horas, o "Pedal da Tia Chica", em um passeio ciclístico até Sabaúna. No dia 27 e 28, o Fundo Social promove o Brechó Social em prol da campanha Tia Chica e Passarela Alternativa e, no dia 31, ocorre o encerramento da programação especial.

A Secretaria de Cultura de Suzano anunciou um cronograma com diversas atividades fazendo alusão ao Dia Internacional da Mulher. O Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi recebe duas exposições, sendo a primeira delas o "Somos todas guerreiras", do dia 13 ao dia 17, aberta ao público das 9 às 19 horas, que consiste em ensaios fotográficos de mulheres que venceram o câncer de mama, e a segunda é a mostra fotográfica "A dor e a delícia de ser o que é" pela curadoria da fotógrafa Kelly Ramos.

Já nos dias 14, 21 e 28, o espaço recebe o "Projeto Ocupa Biblioteca", mediado pela escritora Mericle Cássia, com debates sobre a obra "Niketche - Uma história de poligamia", moçambicana Paulina Chiziane.

O Teatro Municipal Dr. Armando de Ré será palco das peças: "Pedaços de Memórias", inspirado na obra de Nelson Rodrigues, no dia 21, às 20 horas; "Professora", no dia 22, às 14 horas; e "Maria", no dia 24, às 20 horas. No dia 25, a peça "b'OLHA" será performada na Praça João Pessoa, às 16 horas.

No Parque Max Feffer ocorrerão diversas atrações musicais aos domingos, até o dia 26, das 13 às 17 horas, todas com o protagonismo feminino, tendo como norte apresentações de Rock, MPB e Hip-Hop. Já o Cineteatro Wilma Bentivegna transmitirá filmes cujos personagens principais são mulheres. Para conferir todo o cronograma, acesse https://bityli.com/I9yY6.

Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, conta com uma programação que se estende até o final do mês. Hoje ocorre a celebração dos dois anos da Delegacia de Defesa da Mulher, com entrega de lembranças às mulheres no centro e próximas da Prefeitura e formatura da Escola Móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). No dia 17, o Núcleo de Atendimento à Mulher na Educação (Name) realiza, pela manhã nas escolas estaduais e à tarde nas municipais, palestras. No dia 24 ocorre um Workshop de laços na Casa de Cursos, às 13h30 e, no dia 28, é feita a premiação "Mulheres de Excelência 2023". O dia 30 fecha o cronograma com a reunião do Conselho Municipal de Direitos da Mulher.

Já Ferraz de Vasconcelos inicia hoje às 8h30, com o aulão de ritmos com o professor Hemilson Dias, no Beco Cultural. Em seguida, às 9h30 horas, as moradoras poderão receber serviços de beleza gratuitos na Estação Cidadania e Cultura, na Cidade Kemel. Logo às 10 horas, será contada a história de importantes figuras femininas da cidade, na homenagem "Mulheres da Vida Real", no Paço Municipal.

Para fechar a programação de hoje, a Pasta de Saúde realiza o debate "Influência digital na saúde mental da mulher", Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Santo Antônio, às 10h30. Para fechar, no dia 11, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) promoverá uma concentração no Calçadão da XV de Novembro, das 9 às 16 horas, com diversas atrações.

Em Guararema, segundo informou a Prefeitura, é realizada hoje uma roda de conversa para público fechado, com o tema "O que é ser mulher nesse espaço que você ocupa na sociedade? - Desafios, trajetória, experiências e perspectivas", na Estação Literária às 8 horas.

Já amanhã, no mesmo local, ocorre a apresentação teatral "Declaração de Amor" em duas sessões, uma às 10 horas e outra às 14 horas. No dia 10, as mulheres atendidas pelo Fundo Social, participam da atividade 'O Papel da Mulher na Sociedade', com debates e dinâmicas.

Além dessas atrações, a Prefeitura também lançou, ontem, um site com a biografia de mulheres que fizeram parte ativamente do desenvolvimento do município, por meio da campanha "Mulheres da Nossa História". Alguns dos nomes homenageados, que também receberão totens espalhados em pontos estratégicos da cidade, são: Deoclésia de Almeida Mello, Dona Laurinda, Maria Florência, Maria de Lourdes Évora Camargo e Antonia Guilherme Franco.

Poá, por meio das Secretarias da Mulher e do Turismo, realiza hoje, na Praça da Bíblia, aulas de Taí Chi Chuan a partir das 8 horas, Zumba às 9 horas, Heydance às 15 e 16 horas e Ritmos às 19 horas. Na ocasião, também é feita a aferição de pressão arterial, auriculoterapia e aplicação da Pfizer Bivalente contra a Covid-19 para pessoas com mais de 60 anos, entre às 8 e 16 horas.

Santa Isabel organiza neste dia, a partir das 8 horas, um aulão de dança na Praça Fernando Lopes para as mulheres. Em seguida, às 11 horas, há a entrega de flores para as mulheres que passarem pela Galeria.

Arujá, por sua vez, faz o "Café da Manhã" no Fundo Social hoje, às 9 horas; na sexta-feira (10), das 9 às 16h30, haverá distribuição de cupcakes no CCCA Barretos; no dia 16 ocorre o "Techday Mulher Imersão", das 9 às 17 horas na Escola Técnica 4.0; e a "Feira Microempreendedora" está prevista das 9 às 15 horas do dia 19, na Praça do Coreto. Para a última semana de eventos está programada a Roda do Fuxico para os dias 21, 22 e 23, na Praça da Juventude, Parque Rodrigo Barreto e Estação Cidadania, respectivamente. Todos estão previstos para às 15 horas.

*Texto supervisionado pelo editor