A Ouvidoria da Prefeitura de Mogi das Cruzes está ainda mais perto dos moradores e passa atender no térreo do prédio-sede, em um ambiente mais confortável e de fácil acesso. A iniciativa é mais um importante avanço do serviço, que no último ano alcançou a marca inédita de 92% das demandas respondidas.
A novidade agrada os cidadãos que preferem atendimento presencial ou que não têm acesso a um computador ou celular - já que os principais canais de atendimento são os telefones 156 (para registro de reclamações, denúncias, sugestões e elogios) e 162 (para pedidos de serviços), por meio dos quais também é possível acompanhar via protocolo o andamento das solicitações, tudo isso sem precisar sair de casa.
Seja pelo atendimento presencial ou digital, a Ouvidoria aproxima a população e a Prefeitura, traz soluções e projetos mais abrangentes e representativos, estimula desenvolvimento da cidadania, potencializa a igualdade e permite um amplo mapeamento das necessidades em todo o município.
"A Ouvidoria é o canal oficial para solicitar serviços e reclamações. É de extrema importância que todos os pedidos sejam registrados nos canais 156 e 162 para que a Administração faça o encaminhamento aos setores responsáveis", orienta o chefe de divisão Thiago Batalha, um dos idealizadores do novo formato.
A Carta de Serviços da Ouvidoria está disponível no site da Administração, www.mogidascruzes.sp.gov.br. É uma ferramenta assegurada pela Lei Federal 13.460, de 26 de junho de 2017, com o objetivo de garantir transparência aos serviços públicos por meio de informações sobre as formas de acesso, prazos, locais e documentações requisitadas.