Santa Isabel- Muitos isabelenses já passaram pela Orquestra Municipal, que está completando 11 anos em março. O projeto atende cerca de 130 alunos e já encaminhou 21 integrantes para renomadas escolas de música.
Fundada em 2012, como banda sinfônica, a Orquestra era vinculada a um grupo pedagógico na EMEF João José de Almeida Filho e tinha a missão de oferecer aulas sobre noções musicais, leitura de partituras e compreensão de expressividade da música clássica e popular para todos os alunos da rede municipal de ensino. No ano de 2017, a corporação foi oficializada como Orquestra Municipal de Santa Isabel e desde então vem realizando grandes conquistas no ramo musical, como as apresentações nos espaços Auditório Cláudio Santoro, a Sala São Paulo e no evento de premiação da Unesco ao desenhista Mauricio de Sousa, que ocorreu no Theatro São Pedro.
As premiações também são destaques na trajetória da Orquestra, com 57 prêmios ao todo. No ano de 2017, ela foi campeã em quatro competições, vice-campeã em duas e terceira colocada no Open Brasil. Em 2018, conquistou o título de campeã na categoria Banda Marcial Infanto-Juvenil no 18° CONFAFRAMO de Francisco Morato e campeã estadual em Tremembé.
Já em 2019, a Orquestra foi campeã no 1º Confaban de São Luiz do Paraitinga; campeã no X Confaban de Nazaré Paulista; campeã no IX Confaban de Itaquera; campeã Confaban de Caieras na categoria infanto-juvenil; campeã 30º Confaban de Caieras categoria sênior e vice-campeã do campeonato estadual em Quatá.