Mogi das Cruzes está participando da Semana Estadual de Mobilização Social contra o Aedes aegypti, que acontece de 20 a 25 de março em todo o Estado. A equipe do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses da Secretaria Municipal de Saúde está reforçando ações junto aos estabelecimentos de ensino, associações de moradores de bairro e equipamentos de saúde.
A campanha iniciada nesta segunda-feira (20) intensifica o trabalho que é realizado de forma permanente. "Nossos agentes promovem visitas, bloqueios e ações educativas o ano inteiro. Nessa época, os cuidados precisam ser redobrados por conta da chuva e do calor, que são ambientes favoráveis para a proliferação dos mosquitos", explica a secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha.
A Secretaria Municipal da Saúde orienta para uma grande força-tarefa para combater o mosquito Aedes aegypti, buscando prevenir doenças que podem aumentar no verão, principalmente quando as condições climáticas são favoráveis ao aumento dos mosquitos.
Entre as recomendações para evitar os criadouros do mosquito, estão eliminar o prato do vaso de planta ou usar justo ao vaso, de forma que não haja espaço entre o vaso e o prato; deixar a caixa d'água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura; e retirar dos quintais objetos que acumulam água, como potes e garrafas, também devem ser retirados dos quintais.
Ao apresentar os sinais e sintomas (dengue, Zika ou Chikungunya), procure um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento.