Mogi -Um ano após a aprovação de convênio com o Governo do Estado para construção de um canil da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, nesta semana a Câmara votou a ratificação do mesmo para, em seguida, iniciar o processo licitatório para escolha da empresa que ficará responsável pela obra.
De acordo com a administração municipal trata-se de uma etapa burocrática em que a Prefeitura de Mogi das Cruzes comunica o Legislativo sobre a formalização do convênio estadual, obedecendo assim a legislação municipal.
Paralelamente a análise e aprovação dos vereadores, a prefeitura destacou que o processo sobre a construção do canil da Guarda Municipal "está passando por trâmites internos necessários para a abertura do processo licitatório", mas não informou quando a concorrência será aberta nem uma previsão de início das obras, que devem acontecer ao longo deste ano.
A criação do grupamento com cães é um projeto para ampliar a atuação da corporação dentro do sistema de segurança pública do município. A estrutura para receber os animais deverá ficar em um novo espaço de segurança no distrito de Cezar de Souza.
O convênio prevê o repasse de R$ 400 mil do governo estadual e uma contrapartida no valor de R$ 150 mil por parte do município para construção do espaço.
De acordo com o projeto, os cães da Guarda Municipal, "além de participarem de operações de buscas e varreduras utilizando-se do faro apurado, podem também desenvolver ações em programas de prevenção e informação, nas quais os cachorros ajudam na aproximação com as crianças de forma lúdica e bastante recreativa para abordagem de de assuntos relacionados às drogas, violência, proteção ao patrimônio público".
Treinamento
No ano passado agentes da Guarda de Mogi participaram de um treinamento para atuar com cães. A ação, realizada em parceria com a Guarda Municipal de Vinhedo, faz parte do trabalho de qualificação para a criação do canil da corporação na cidade.
No curso foi utilizada a raça pastor belga malinois. Na ocasião, um cão treinado também foi doado pelo município para dar início ao canil mogiano.