Criado com o objetivo de dar voz a população e aos problemas das cidades da região, o Diário do Alto Tietê (Dat) completa 17 anos em plena atividade e sendo um importante elo entre a comunidade e o Poder Público a partir de matérias que relatam a realidade dos municípios, sempre com uma apuração rigorosa, ética e credibilidade. Pioneiro na imprensa regional, o jornal é hoje o único que circula diariamente de forma impressa, unificado ao Mogi News, trazendo conteúdos de toda a região.
A primeira edição do Dat foi lançada no dia 7 de março de 2006 pelo diretor-presidente do Grupo Mogi News, Sidney Antônio de Moraes. Sempre atento as necessidades e novidades do mercado, o empresário decidiu inovar e criar um veículo regional que atendesse todo o Alto Tietê. "O Dat nasceu com o objetivo de reunir os municípios em um só espaço para discutir ideias e soluções de maneira ética e responsável para o seu crescimento e a melhor condição de vida de toda a população. Com uma equipe de profissionais altamente qualificados e comprometidos com a verdade dos fatos é que trabalhamos todos os dias para levar aos nossos leitores notícias com a credibilidade que merecem", destacou a diretora vice-presidente do Grupo Mogi News, Sonia Massae de Morares.
Em 2010, o jornal fez história mais uma vez, sendo o primeiro da região a adotar o formato tabloide germânico, muito utilizado fora do país e que se tornou uma tendência nacional e também regional. "O Dat teve um papel importante no desenvolvimento da imprensa regional, em especial como jornal impresso, sempre firmando suas posições, prezando pela informação bem apurada e pela atuação profissional, oferecendo o melhor conteúdo possível, planejamentos gráficos arrojados e um novo formato até então não utilizado por nenhum dos veículos diários, o tabloide germânico", relembra o jornalista Tiago Pantaleon, que atuou como editor-chefe do jornal entre 2009 e 2017.
Sonia faz um balanço desses 17 anos. "É um grande desafio manter um grupo de comunicação por tanto tempo e sem a presença de nosso principal comandante, o Sidney, que há mais de 5 anos se encontra acamado e depende dos cuidados de home care. Mesmo assim, Deus tem nos sustentado e nossos colaboradores, além de tantas pessoas especiais que têm nos ajudado e incentivado a continuar. Minha enorme gratidão a todos eles, assim como aos leitores, anunciantes e parceiros que depositam sua confiança em nós e apoiam e acompanham por tanto tempo a missão que abraçamos".
Há 20 anos no grupos, a diretora do Departamento Administrativo e Financeiro, Simone Soares, destaca a atuação inédita do jornal na região. "Ingressamos em um mercado novo, apresentando nossa proposta em cada cidade, conquistando a confiança e o respeito dos município e das prefeituras, que entenderam a importância de se ter uma voz regional". Ela lembra que o primeiro assinante foi a Suzano Papel.
Para a Diretora Estratégia Sandra Curcio, que há 25 anos no grupo, o Dat é resultado de um trabalho coletivo: "Sempre acreditei no trabalho de toda a equipe e na seriedade da empresa para o desenvolvimento do material jornalístico, sempre trabalhamos com profissionais sérios e com apuração minuciosa. Somos hoje o único jornal com conteúdo diário impresso, além de nosso portal digital e do perfil nas redes do sociais que trabalham com a mesma eficiência e veracidade".