O ano de 2023 promete ser de consolidação de grandes obras em Itaquaquecetuba. Essa é a meta do prefeito Eduardo Boigues (PP), que iniciou em janeiro a segunda metade de seu mandato com o desafio de melhorar a Saúde e a Educação. Melhorias na infraestrutura da cidade, entrega de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de escolas, além de investimento em segurança, são os objetivos para os próximos meses
De acordo com o prefeito, serão entregues três novas unidades de saúde que atenderão os bairros Pequeno Coração, Jardim Josely e Jardim Fortuna. "Também teremos a conclusão de três novas escolas no Jardim Monte Belo, Pedreira e Estância Guatambu para atendimento da população".
Na área da segurança, está prevista a construção de duas bases da Guarda Civil Municipal no Monte Belo e Marengo, assim como a reforma de outras cinco na Vila São Carlos, Jardim Luciana, Maragogipe, Piratininga e Vila Virgínia.
Infraestrutura
Boigues também prevê a entrega de obras de infraestrutura nos bairros Vila Celeste, Terra Prometida, Jardim Canaã, Piratininga, Parque Nossa Senhora das Graças, Vila Virgínia, Recanto Mônica e Pequeno Coração, uma praça esportiva no Morro Branco, um muro de contenção no Jardim Louzada, a reforma do Campo Esportivo Caiuby (CEC).
"A prioridade é entregar as obras em andamento e estruturar programas na área da saúde para zerar filas de exames e cirurgias. Nosso desafio hoje é controle das contas públicas, com redução de custos para melhorar os investimentos e o forte trabalho na área da saúde por conta da pandemia", acrescentou o prefeito, que também prometeu investir na valorização dos profissionais da Educação nos próximos meses.
Mobilidade
Para melhorar a mobilidade na cidade, o chefe do Executivo pretende criar uma integração temporal entre as linhas municipais através do cartão Itaquá Passes. "A gestão está em constante processo para melhorias do transporte público municipal. Uma das metas é ampliar a integração e implantar facilidades ao usuário. O projeto está em fase final de elaboração", acrescentou.
Governo do Estado
Recentemente Boigues recebeu em Itaquá o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que esteve na cidade para visitar bairros alagados em função da cheia do rio Tietê. Segundo ele, o município começa a ter o seu peso político reconhecido. "Prova disso foi a visita no dia 2 de março, quando ele esteve aqui para entender os problemas com as enchentes e propor soluções. Além disso, há pedidos que estamos tratando com o governador envolvendo novos equipamentos públicos, regularização fundiária, adesão a programas e mais obras de infraestrutura", finalizou.