Mogi- A Prefeitura concluiu a instalação dos totens de segurança em dez pontos diferentes da cidade e informou que a operação dos mesmo começa nos próximos dias. A data exata ainda não foi divulgada. De acordo com a Administração Municipal, faltam detalhes para o término da implantação do sistema e da central de controle, que fica no Paço Municipal.
Os dispositivos estão instalados na Praça da Jaca, no Parque Botyra Camorim Gatti, no Largo do Rosário, nas regiões das Estações Mogi das Cruzes e Jundiapeba da CPTM, na Praça Norival Tavares, na Rua Doutor Deodato Wertheimer, em Braz Cubas, na Praça da Liberdade, no Largo Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e no distrito de Sabaúna.
Os totens facilitam o contato com a Guarda Civil Municipal (GCM), que poderá ser feito em caso de urgências e emergências, por meio de um interfone conectado diretamente com a Central Integrada de Emergência Públicas (Ciemp).
O monitoramento em tempo real é feito a partir de uma câmera com alcance de 360º. "O equipamento também conta com câmeras unidirecionais e capacidade para identificar detalhes precisos de áreas próximas. As imagens serão interligadas a uma central de controle operacional", explicou a Prefeitura, em nota.
Escolas
O equipamento de segurança também está sendo instalado nas instituições de ensino. A EM Profª Teresa Martins Pinhal, na Vila Jundiaí, recebeu o primeiro dos 30 totens de segurança que funcionarão dentro das unidades escolares. "O processo de instalação segue para as outras unidades de ensino, que foram definidas por meio de estudos técnicos realizados pelas Secretarias Municipais de Segurança e de Educação".
Ainda segundo o Executivo, nesta primeira etapa serão instalados 10 equipamentos. A implantação do restante será feita até março. O funcionamento terá início após o término dessa etapa e da interligação com a central de operações. "Pensamos, junto à Secretaria de Segurança, de forma estratégica a partir de um levantamento das situações ocorridas nos bairros. Além dos totens, estamos investindo na modernização dos equipamentos de segurança das nossas unidades escolares", disse a secretária de Educação, Patricia Helen Gomes dos Santos.