Região - As cidades do Alto Tietê receberam 46.354 doses da vacina Pfizer Bivalente, contra a Covid-19. O novo imunizante é uma versão atualizada dos já existentes ao combate do patógeno, e oferece proteção maior às novas variantes da Ômicron. O governo do Estado distribuiu as doses aos municípios na última semana, que começaram a ser aplicados ontem (27).
A princípio, entretanto, a aplicação das vacinas deve seguir o critério de público estabelecido pelo Ministério da Saúde, em que os primeiros imunizados serão os idosos acima de 70 anos, pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) a partir de 12 anos e trabalhadores das mesmas, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. A expectativa é que o público aumente com a chegada das novas doses.
Mogi das Cruzes foi a cidade que recebeu o maior número de vacinas do Estado, totalizando 16,6 mil, conforme comunicou a Prefeitura. O atendimento ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira. Os agendamentos para a vacinação iniciaram anteontem (26), e podem ser efetuados pelo link http://www.cliquevacina.com.br/, ou pelo número 160, do Sistema de Informação em Saúde (SIS). Demais cidades não precisam de agendamento.
Suzano, por sua vez, recebeu 9.396 doses da vacina Pfizer Bivalente, que passaram a ser aplicadas ontem (27) em todas as UBS do município, das 8 às 16 horas. Já em Itaquaquecetuba, foram entregues pelo Estado 8.460 doses, que serão distribuídas por meio das UBSs, das 7 às 16 horas.
Segundo a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, o município recebeu 4.902 doses da nova vacina da Pfizer, que já começaram a ser aplicadas. As doses estão disponíveis de segunda a sexta-feira nas UBSs, das 8 às 16 horas, sendo que no Centro de Saúde II (CSII) Mário Margarido e na UBS CDHU, o atendimento se estende até às 20 horas.
Poá recebeu 3.498 doses da Pfizer Bivalente. Os imunizantes estão disponíveis em todas as UBSs da cidade desde ontem (27), com atendimento das 9 às 15 horas, sendo que na UBS do Jardim Nova Poá, as aplicações se encerram às 17 horas. Já Santa Isabel conta com 2.220 doses da vacina, que estão disponíveis nas UBSs, nas unidades Estratégias Saúde da Família (ESF) e pelas unidades do Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS); todos das 7 às 16 horas de segunda a sexta-feira.
Guararema recebeu 1.278 vacinas, que já começaram a ser aplicadas na sexta-feira (24) para os pacientes atendidos pela Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad), da Central de Vacinação Coronavírus (Cevac). A partir de ontem o imunizante estava disponível para o grupo prioritário e os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas e no sábado, das 9 às 12 horas na Cevac na rua Oswaldo Freire Martins, 10 - Casa 1; e das 8 às 16 horas de segunda à sexta-feira na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Dulce, na rua Pedro Alvares Cabral, 36. Arujá, Biritiba Mirim e Salesópolis não responderam ao questionário até o fechamento da reportagem.
De acordo com a Administração Municipal, para receber a vacina, é importante estar com o RG, CPF, comprovante de residência, cartão vacinal, laudo com a comprovação da comorbidade e acompanhado de um responsável legal se for menor de 18 anos.
Vacinação
Segundo as informações do Vacinômetro do Estado de São Paulo, desde o início das vacinações até ontem, foram aplicadas, em toda a região, 4,3 milhões de doses contra a Covid-19, dentre todas as marcas, sendo 1,2 milhão em Mogi; 943 mil em Itaquá; 833 mil em Suzano; 445 mil em Ferraz; 310 mil em Poá; 234 mil em Arujá; 159 mil em Santa Isabel; 94 mil em Guararema; 81 mil em Biritiba; e 48 mil em Salesópolis.
*Texto supervisionado pelo editor