Mogi - A Câmara aprovou na sessão de ontem (15) a criação de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para acompanhar as ações do Executivo após o prefeito Caio Cunha (Podemos) decretar de estado de emergência na cidade em função dos estragos causados pelas fortes enchentes registradas desde o mês passado. O grupo fará sua primeira reunião nesta quinta-feira (16) para definir o plano de trabalho que será seguido, bem como as autoridade e orgãos que serão ouvidos e cobrados.
A proposta, apresentada pela vereadora Malu Fernandes (Solidariedade), previa inicialmente que a CEV fosse composta por três vereadores, mas em função do grande interesse por parte dos parlamentares, a comissão contará oficialmente com cinco integrantes. "Esse participação da Câmara é muito importante, especialmente nesse momento em que foi decretado estado de emergência e, entre outras coisas, compras podem ser feitas sem licitação, por exemplo. A Casa pode atuar fiscalizando e também propondo ideias", pontuou.
O vereador José Luiz Furtado (PSDB), que também participará da CEV, destacou a necessidade de acompanhar perto o trabalho da prefeitura no atendimento das famílias atendidas, os critérios adotados, e também as obras que deverão ser realizadas para impedir novos alagamentos. "Vamos trabalhar todos juntos, de mãos dadas, buscando soluções e o melhor para Mogi", acrescentou.
Homenagem
Ainda na sessão, o falecimento do ex-vereador e diácono Geraldo Tomaz Augusto, o Geraldão, aos 69 anos, ocupou grande parte das discussões na Tribuna. Um requerimento e uma moção foram aprovados em homenagem ao mogiano que morreu na manhã de ontem em função de um câncer.
Grande parte dos parlamentares fez uso da palavra para enaltecer o trabalho do ex-vereador e relembrar passagens importantes ao seu lado, dentro ou fora da Casa de Leis. Colega de Câmara na gestão de 2009-2012, Iduigues Martins (PT) relembrou que Geraldão foi o autor do projeto que criou a Medalha Zumbi dos Palmares em Mogi. "Ele sempre assumiu sua negritude e lutou pela igualdade racional, seja aqui na Câmara, na vida ou na Igreja Católica", disse.
Reclamações
Nos trabalhos de ontem, os vereadores também aprovaram requerimentos e indicações, entre eles o que cobra do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) melhorias na rodovia Mogi-Bertioga, na altura da Vila Moraes, onde, segundo o autor do documento, o parlamentar Gustavo Ferreira (PSDB), faltam obras de drenagem e mais segurança para os pedestres.