Mogi - A Santa Casa de Mogi das Cruzes, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (CMI), tem promovido treinamento capacitivo de atendimento à pessoa idosa para funcionários dos setores operacional e assistencial. A capacitação que começou ontem (26) e continua hoje (27) é ministrada por Juraci Fernandes de Almeida, presidente do CMI. Segundo ela, o treinamento abrange a enfermagem, limpeza e serviços gerais de auxílio à pessoa idosa. "Eu achei muito interessante, enquanto membro do CMI, pois isso leva conhecimento. Existe muita violência que as pessoas idosas sofrem por não conhecerem a legislação", destacou Juraci.
A presidente do CMI ressaltou a importância do treinamento: "Tive a oportunidade de esclarecer sobre a questão do atendimento preferencial, principalmente dentro do ambiente hospitalar, também sobre o direito da pessoa idosa ao acompanhante, e por vezes alguns hospitais se usam da lei de uma forma não correta".
Juraci salientou ainda o desconhecimento sobre o Estatuto da Pessoa Idosa: "São vários itens do Estatuto que precisam ser esclarecidos para que as pessoas possam então cumprir com seu papel enquanto funcionários de um estabelecimento de saúde, e como cidadãos também estão tendo oportunidade de adquirir conhecimento melhor da legislação".
Para a presidente do CMI, a capacitação deveria se estender para outros equipamentos de saúde: "Se todos os hospitais fizessem isso (treinamento), eu penso que nós teríamos um atendimento muito mais humanizado e correto sem violação de direitos, pois a partir do momento que você conhece o direito do idoso, fica difícil não praticar. Essa capacitação é muito boa em todos os sentidos".
A capacitação no atendimento à pessoa idosa ocorreu ontem (26) e hoje (27), das 9 às 11 horas, e deve se repetir na próxima semana, nos dias 1 e 2 de fevereiro (quarta e quinta-feira) para colaboradores do período noturno da Santa Casa, tendo como sede a Policlínica de Mogi das Cruzes.
Conselho do Idoso
O Conselho Municipal do Idoso (CMI), parceiro da Santa Casa nos treinamentos, é um órgão de representação dos idosos e de interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos na busca de soluções compartilhadas, como descrito no site da Prefeitura de Mogi. O papel do órgão inclui propor políticas públicas para a pessoa idosa, modificações em iniciativas já existentes quando se fizerem necessárias, exigindo seu cumprimento, além da fiscalização e acompanhamento de instituições e serviços de acolhimento, entre outros.
Estatuto
O Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741), a que se refere a presidente do CMI, garante direitos em diferentes segmentos, como saúde, transporte e habitação O documento pode ser consultado pelo link https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm . A cidade de Mogi das Cruzes conta ainda com a Lei Municipal nº 4864/1999, que dispõe sobre a Politica Municipal do idoso.
*Texto supervisionado pelo editor