O ex-deputado federal Roberto de Lucena assumiu anteontem, dia 1 de janeiro, a Secretaria de Estado de Turismo e Viagens de São Paulo. O evento de posse ocorreu no Palácio dos Bandeirantes após a posse do novo governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos). "Voltar à Secretaria de Turismo de São Paulo é como voltar para casa. Já estive secretário em 2015 e 2016, e depois, como deputado federal, sempre atuei na defesa deste setor, que é um dos mais importantes para a economia do Brasil", disse Lucena.
Nascido em Santa Isabel, Lucena estudou na rede municipal da cidade e formou-se em Ciências da Religião pelo Instituto Ecumênico de Ensino Superior (IEES). Em 1991, fundou, em Arujá, a Igreja O Brasil Para Cristo (OBPC). Ele também recebeu título de cidadão honorário de Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Arujá e Ferraz de Vasconcelos.
Lucena, que foi deputado federal de 2010 a 2022, onde participou da Frente Parlamentar do Turismo da Câmara dos Deputados e foi vice-presidente da Comissão de Turismo. Ele esteve à frente da Secretaria de Turismo entre 2015 e 2016, sendo um dos responsáveis pela implantação dos Municípios de Interesse Turístico (MITs). "Estou bastante feliz e animado. O turismo corresponde a 7% do PIB de São Paulo. São 2 milhões e 300 mil empregos. Um PIB de R$ 220 bilhões, muito maior que o PIB total de vários estados do Brasil", disse o secretário.
"Nosso desafio é grande, mas temos a tranquilidade de não precisarmos convencer nosso governador Tarcísio a respeito do turismo na perspectiva da pauta econômica. O turismo foi amplamente defendido, debatido por ele ao longo da campanha, que vê no setor uma poderosa alavanca econômica e social", concluiu.