Suzano - O Procon de Suzano realizou ao longo de 2022 diversas ações com o objetivo de orientar e defender os direitos das pessoas contra abusos nas relações de consumo. O órgão municipal registrou 2.249 atendimentos durante o ano, dos quais 73,29% (1.775) se tornaram reclamações formais contra fornecedores e prestadores de serviço. Além disso, 14,89% dos casos (335) foram solucionados sem necessidade de abertura de processos.
Entre as 15 empresas que mais foram alvo de queixas dos consumidores, oito são instituições financeiras, quatro operadoras de telefonia e três estabelecimentos de venda de varejo. No ano passado, o Procon realizou 1.680 acolhimentos, o que indica que em 2022 houve um aumento de 33,86%.
Os tópicos mais predominantes são assuntos financeiros (394 em 2021 e 635 em 2022), telefonia (220 em 2021 e 309 em 2022) e produtos (436 em 2021 e 568 em 2022). A "campeã" de reclamações, tanto em 2022 como no ano passado foi uma empresa de telefonia. Muitas atividades relacionadas à prevenção foram desenvolvidas ao longo do ano pela equipe da diretora da unidade, Daniela Itice, especialmente de conscientização e orientação sobre pesquisa de preço, política de trocas de produtos e dicas de segurança para compras online. O consumidor pode formalizar queixas ou buscar informações pessoalmente na sede do Procon de Suzano, que fica na rua Baruel, 126, no centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou por meio do telefone 4744-7322 e do e-mail [email protected]. Entre as ações realizadas estão a panfletagem feita em março, na estação de trem de Suzano, em alusão à Semana do Consumidor.