Mogi - O mutirão Cidade Bonita atendeu 531 ruas ao longo de todo o ano de 2022, e tapou cerca de 4.200 buracos. As informações são da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana de Mogi das Cruzes, responsável pela realização semanal do programa. As atividades foram retomadas no dia 7 de janeiro, atendendo os bairros Botujuru e Vila São Paulo, agora também com os serviços da Operação Cata-Tranqueira. Entre os serviços ofertados pelo mutirão, estão manutenção viária, limpeza pública, iluminação pública, manutenção em vias não asfaltadas, manutenção em próprios, e drenagem.
O Cidade Bonita consiste em um mutirão de manutenção e zeladoria realizado semanalmente, com duração média de uma semana e que, segundo a Prefeitura de Mogi, visa deixar os bairros da cidade em boas condições no decorrer do ano. Os serviços fazem parte do Plano de Zeladoria, que foi elaborado pela Secretaria de Infraestrutura Urbana, a partir da divisão da zona urbana da cidade em setores.
Segundo a administração municipal, a manutenção viária e pavimentação atendeu, no ano de 2022, 531 ruas da cidade. Também alcançaram uma marca de 23,6 mil m² de área atendida e um número total de 4.297 buracos cobertos. Na limpeza pública, efetuaram 1,3 milhão de metros de raspagem e 1,7 milhões de m² de roçada. A iluminação pública recebeu em 480 pontos de iluminação, manutenção e reparos ao longo do ano.
Quanto à manutenção de vias não asfaltadas, 41 ruas foram atendidas, o que totalizou reparos em uma extensão total de 10.130 metros. Houve ainda pelo Cidade Bonita 35 serviços de manutenção em muro e postes e foram efetuados também serviços de drenagem, com um total de 356 serviços de limpeza de boca de lobo e/ou boca de leão; 1.317 metros lineares de galerias pluviais desobstruídas; 151 reformas e/ou reconstrução de bocas de lobo; 52 metros de guias, sarjetas e/ou sarjetões reparados; 37.888 metros lineares de roçada manual em margens de córregos e/ou em vala pluvial; 4 manutenções em passeio público; 400 metros de guias e sarjetas implantadas e 122,50 metros lineares de galerias subterrâneas implantadas na cidade.
Cata-Tranqueira
Segundo a prefeitura municipal de Mogi das Cruzes, além dos serviços já prestados a cada força-tarefa, a Operação Cata-Tranqueira acompanhará as frentes semanais de trabalho. Assim, cada região atendida receberá mais este serviço.
A Operação Cata-Tranqueira consiste na coleta semanal por parte das equipes da Secretaria de Infraestrutura Urbana de materiais inservíveis. As pessoas interessadas devem dispor na calçada em frente suas casas os itens que desejam descartar, na noite de sexta-feira ou antes das 7 horas do próprio sábado.
Programação
A programação completa do Cidade Bonita neste ano pode ser consultada no site da Prefeitura: https://www.mogidascruzes.sp.gov.br/servico/obras-e-servicos-urbanos/mutirao-cidade-bonita.
*Texto supervisionado pelo editor.