Região - Com as fortes chuvas de domingo (15), a região registrou pontos de alagamento e queda de árvores. O município que apresentou mais ocorrências foi Mogi das Cruzes, com queda de árvores nas regiões de Jundiapeba, Vila Cintra, Jardim São Pedro e Jardim Rodeio, segundo comunicou a Prefeitura. Todas as emergências foram atendidas pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente e a situação já foi normalizada. A previsão é que a semana seja marcada por muitas nuvens com pancadas de chuvas e trovões isolados.

As pancadas se concentraram na zona oeste de Mogi. De acordo com os dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram registrados 59 mm de chuva somente em Jundiapeba e 27 mm no Jardim Santos Dumont. Em nota, a Prefeitura afirmou que a Defesa Civil segue monitorando a cidade e os trabalhos da "Operação Verão", seguem até março. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199.

Já a Prefeitura de Suzano informou que choveu cerca de 5 mm no domingo (15), sendo registrado somente uma queda de árvore, na rua Guilherme Garijo, no Jardim Santa Inês, na altura do número 2.530. A via foi interditada pela equipe de trânsito que também ajudou na retirada da árvore junto ao Corpo de Bombeiros. A concessionária de energia também foi acionada para vistoriar possíveis danos que poderiam ter sido causados à rede elétrica.

Suzano também conta com o "Plano Verão", que visa intensificar as medidas de prevenção a desastres naturais, como deslizamentos, enchentes e alagamentos. A Prefeitura também conta com Núcleos Comunitários de Proteção de Defesa Civil (Nupdec) para preparar grupos de moradores para emergências. O telefone da Defesa Civil é 4748-5394.

Em Itaquaquecetuba, a Secretaria de Segurança Urbana informou que, no domingo (15), choveu cerca de 24,4 mm, entretanto não houve danos. A Defesa Civil de Poá destacou que apenas Avenida Fernando Rossi, na Vila Jaú, apresentou alagamento, mas logo a água foi drenada.

Em Ferraz de Vasconcelos, segundo a Defesa Civil, o índice pluviométrico foi de 6,32 mm. Não houve danos, e segundo a Prefeitura, a Defesa Civil, em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos, realiza diariamente a limpeza de bueiros, poda de árvores e remoção daquelas que apresentam risco iminente.

Em Arujá, no domingo (15), choveu cerca de 6 mm, segundo informou a Secretaria Municipal de Segurança, sem registro de alagamentos ou danos. Santa Isabel também comunicou que não houve emergências.

Até sexta-feira (20), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, haverá concentrações de nuvens com pancadas de chuvas e trovões de modo isolado em todo Alto Tietê.

*Texto supervisionado pelo editor