Mogi - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Mogi das Cruzes informou que, no ano passado, houve 3.279 contratações por meio do programa Mogi Conecta Emprego - antigo Emprega Mogi. Segundo a pasta, no começo deste ano, também já houve um aumento nas admissões em relação a 2022.
"As contratações a partir do Mogi Conecta Emprego aumentaram em cerca de 20% em relação ao ano anterior. Podemos considerar, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), que os setores de Serviço e Comércio, respectivamente, lideraram a geração de emprego no município", comunicou a Pasta. No último levantamento do Mogi News/Dat, realizado na sexta-feira (6), o programa oferecia 642 oportunidades de emprego.
Segundo a secretaria, o programa funciona como uma ponte entre o empregador e aqueles que buscam uma oportunidade de trabalho. "O serviço Mogi Conecta Emprego atua como uma central voltada à empregabilidade, onde empresas parceiras cadastram suas vagas e o munícipe pode cadastrar seu currículo e se candidatar às oportunidades de emprego disponíveis. Ainda, o Mogi Conecta Emprego atua em parceria com o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), atendendo as demandas de seguro-desemprego e de orientação sobre a Carteira de Trabalho (CTPS)", esclareceu a Pasta.
A média de tempo que uma vaga fica em aberto, de acordo com a secretaria, varia em função do próprio cargo. De acordo com a Pasta, geralmente, as vagas com menos exigências costumam ficar menos tempo em aberto no sistema, uma vez que são mais procuradas por inserirem os candidatos ao mercado de trabalho de forma mais imediata.
Entretanto, uma das dificuldades mais recorrentes identificadas pelas empresas contratantes, é encontrar mão de obra qualificada. "Por falta de qualificação, há dificuldade para o preenchimento de algumas vagas. Isso motivou a gestão a trazer a estrutura do atual Crescer (que consiste em uma variedade cursos profissionalizantes) para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, para oferecer treinamentos que melhorem a qualificação dos interessados nas vagas", salientou a Pasta.
As unidades do programa estão localizadas no Terminal Central, na rua Professor Flaviano de Melo, 525; no Terminal Estudantes, na avenida Doutor Cândido Xavier de Almeida e Souza, s/nº; e em Jundiapeba, na alameda Santo Ângelo, 688.
Mais informações sobre o Mogi Concecta podem ser obtidas pelo site https://bityli.com/ElPdsRCq ou pelos telefones 4699-1900, 4699-2784, 4798-6315, ou pelo WhatsApp (11) 97422-4273.
*Texto supervisionado pelo editor.