Os quase 300 mil estudantes do Alto Tietê retornam para as salas de aula até o próximo dia 6. No total, são 156 mil alunos da rede pública estadual e pouco mais de 142 mil da rede municipal que retomam suas rotinas de estudo para o ano letivo de 2023.

As escolas estaduais, o retorno das aulas será no dia 3 de fevereiro. A Secretaria da Educação do Estado informou que o número de alunos matriculados para este ano ainda não foi fechado, mas destacou que  em 2022 foram com aproximadamente 3,5 milhões de estudantes em todo o Estado, sendo 156 mil matriculados em instituições do Alto Tietê – mais de 62,5 mil no Ensino Médio e 93,8 mil do Ensino Fundamental (Anos Finais e Iniciais).

Das 220 escolas estaduais localizadas no Alto Tietê, 71 fazem parte do Programa de Ensino Integral (PEI). Além dessas, outras seis unidades foram incluídas no programa para o ano letivo de 2023, conformou explicou a pasta estadual.

Ainda de acordo com a secretaria, o primeiro dia de atividades com alunos será dedicado ao acolhimento. O recesso escolar do meio do ano acontecerá integralmente em julho, do dia 3 ao 23. O calendário também prevê reuniões de planejamento, nos dias 1 e 2 de fevereiro, e replanejamento, em 24 de julho. 

Municipais

Nas escolas municipais, em Ferraz de Vasconcelos, Suzano e Mogi, os estudantes voltam para as salas de aulas no dia 6 de fevereiro. Em Poá, os alunos encerram as férias antes, no dia 31 janeiro, e no já no primeiro dia de fevereiro retomam os estudos. Em Itaquá, as unidade municipais reabrem as portas no próximo dia 3.

Uniforme

Os estudantes das região devem começar o ano letivo já com novos uniformes e kits de material escolar. Isso porque grande parte dos municípios informou a reportagem do Mogi News/Dat que fez a compra e até recebeu os itens, que serão entregues em fevereiro. Algumas cidades aguardam apenas a conclusão da confecção dos itens.