O Instituto Pró Vida, voltado para o atendimento de pessoas idosas, planeja para este ano reformas e ampliações do espaço para os idosos totalmente dependentes, em sua maioria acamados, para que possam atender as orientações da vigilância sanitária, de acordo com o presidente do Conselho Curador do Instituto, Roberto Cardoso.
Outra meta para o ano é fomentar campanhas de doação, o que, segundo Cardoso, contribuirá para manter o compromisso de melhorar sempre o atendimento ao idoso acolhido, e assim manter o trabalho iniciado há 45 anos pelo Padre Vicente.
Cardoso destacou as principais necessidades do Pró Vida neste ano. "As principais necessidades do Pró Vida são para manter nossos serviços de atendimento aos idosos, como por exemplo a alimentação básica (açúcar, feijão, leite, café, óleo) e a não-básica, como temperos, chás, frutas, misturas", constatou o presidente. Cardoso também mencionou a necessidade de fraldas geriátrica.
De acordo com o presidente do conselho, o Instituto atende cerca de cem pessoas idosas em quatro unidades, duas em Mogi das Cruzes, uma em Caraguatatuba e outra em São Paulo. "Há uma fila de espera controlada por inscrições nas duas unidades de Mogi das Cruzes, através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). Em Caraguá através da prefeitura e em São Paulo, que funciona atendendo demandas espontâneas", explicou.
O Pró Vida, segundo Cardoso, é mantido com subvenções do poder público, que não são suficientes para cobrir todos os gastos necessários. O Instituto realiza várias campanhas durante o ano pelas redes sociais e em eventos como bingos, almoços, jantares, além de campanhas específicas e a participação na quermesse da Festa do Divino, que são fontes de renda.
Bazares
Também há os bazares da entidade que aceitam doações e onde são vendidas roupas, calçados, brinquedos, móveis, aparelhos eletrônicos, livros e utensílios domésticos. Mais informações pelo WhatsApp (11) 97375-6812.
O Bazar Central do Instituto funciona na rua Senador Dantas, 602, no centro de Mogi, e também há o Bazar Jardim Ivete, localizado na rua Pedro Paulo de Carlo, 500.
*Texto supervisionado pelo editor.