O Grupo de Apoio à Pessoa com Câncer (GAPC) de Mogi das Cruzes, entidade sem fins lucrativos, tem como principal meta para o ano de 2023 atender mais pacientes e suas famílias. "Visto que o câncer pode causar uma desestruturação emocional e socioeconômica, nosso principal objetivo para o ano é acolher pacientes com neoplasia maligna e seus familiares de forma humanizada", revelou Solange Palomo, assistente social do GAPC.
Neste início de ano, o Grupo de Apoio necessita de doações de fraldas geriátricas e de suplementos. "A maior necessidade é em relação a suplementação e fraldas geriátricas. Levando em consideração a crescente demanda de pacientes cadastrados e a maioria com necessidade de suplementação. Além disso, nossos assistidos são em sua maioria de baixa renda, o que influencia nessa alta procura", relatou Solange.
O principal projeto do grupo neste ano, segundo a assistente social, visa a geração de renda para pacientes. "Nós iremos realizar uma oficina de costura dentro da instituição. Além disso, temos os projetos regulares de conscientização que normalmente ocorrem mensalmente", complementou.
De acordo com a assistente social, o GAPC é uma entidade que mantém suas atividades por meio de contribuições: "O GAPC é uma instituição que cobre os gastos das ações a partir de doações espontâneas e voluntárias, parcerias e eventos que visam arrecadações de fundos".
Solange conta que o Grupo de Apoio assiste cerca de 5.902 pacientes do Alto Tietê e também de cidades do ABC, que são cadastrados na instituição, e não há fila de espera. "O paciente consegue se cadastrar em 1 ou 2 semanas após o primeiro contato com o grupo", acrescentou.
As pessoas interessadas em contribuir com o Grupo de Apoio de Mogi podem fazer doações em dinheiro pelo PIX: [email protected] ou obter mais informações pelo telefone 4726-6575.
Instituição
O GAPC é uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo principal colaborar diretamente com a qualidade de vida dos pacientes com câncer, e seus familiares. O Grupo fornece diversos benefícios, todos de forma gratuita, como atendimentos profissionais, medicamentos que não são fornecidos pela rede pública, suplementos, dieta enteral, fraldas, curativos, próteses mamárias, perucas, exames, cestas básicas, terapias complementares, entre outros.
Para ser atendido pela ONG basta ter mais de 18 anos e apresentar o diagnóstico de câncer em uma das unidades do GAPC, acompanhado do documento de identidade.
A sede da entidade em Mogi das Cruzes fica localizada na Av. José Moreira Filho, 166, na Vila Mogilar. Há outra unidade que deve ser inaugurada em breve na cidade de Poá, que ficará na rua Deputado Cunha Bueno, 57, centro. Para mais informações acesse o site https://www.gapc.org.br/.
*Texto supervisionado pelo editor.