Algumas cidades da região estão fazendo campanhas para reforçar a importância da vacina contra meningite, especialmente a tipo C, considerada mais grave. A medida é importante especialmente no momento em que as maiores cidades da região registraram alta de 34,6% nos casos da doença entre 2021 e 2022, acendendo um sinal de alerta para a necessidade de ampliar a imunização em todas as faixas etárias.

Com maior número de pessoas diagnosticadas na região, sendo 47 no ano passado, a Prefeitura de Mogi das Cruzes explicou que nenhum dos casos se trata do subtipo de maior gravidade, mas ainda assim há um trabalho de incentivo à vacinação em andamento nos postos de saúde. A prefeitura informou ainda que que no ano de 2021 foram registrados 32 casos, sendo a maior parte em pessoas de 20 a 29 anos.

Em Suzano, a cidade teve 15 pessoas infectadas em 2021, sendo a maioria menores de 1 ano, contra 11 no ano passado (maioria acima de 12 anos), conseguindo assim reduzir a contaminação e indo contra a tendência regional de crescimento dos casos.

Poá, por sua vez, segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, registrou três casos da doença em 2021 e apenas um confirmado em 2022, sendo a faixa etária mais acometida os bebês menores de um ano.

Com 10 e 14 diagnósticos nos dois últimos anos, Ferraz de Vasconcelos, assim como outras cidades, além de ofertar a vacina contra meningite conforme calendário vacinal, também aderiu a campanha de vacinação contra a doença para os profissionais de saúde e população de não vacinados até 19 anos. Já a Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Saúde, informou que foram notificados 28 casos em 2022 e 15 casos em 2021. As faixas etárias mais afetadas foram de 1 a 4 anos e 35 a 49.

 

Quem pode se vacinar

A imunização está disponível para crianças de até quatro anos de idade e, para quem não tomou nenhuma dose, até os dez anos. Adolescentes de 11 a 14 anos podem receber uma dose de reforço, independentemente de terem se vacinado anteriormente.

Também podem ser vacinados adolescentes de 15 a 19 anos e profissionais de saúde com uma dose do imunizante.