Região - Cidades do Alto Tietê apresentam um déficit de 5.769 vagas para creches. Atualmente estão matriculadas cerca de 29.120 crianças, de 0 a 3 anos. A soma de matrículas leva em conta Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Suzano, Poá, Arujá, Ferraz de Vasconcelos e Guararema, podendo sofrer alterações visto que as vagas são encaminhadas aos cadastrados conforme a demanda.
Somente em Mogi, a Prefeitura informou que, atualmente, são 8.341 crianças matriculadas em creches e 9.759 de 3 a 5 anos na pré-escola, totalizando 18.100 alunos. Também foram encaminhadas 1.788 inscrições do Cadastro Municipal Unificado (CMU), que estão aguardando vagas.
Para este ano, a expectativa é que mais duas unidades de educação infantil sejam entregues em Jundiapeba, ambas com capacidade para 195 crianças. Espera-se ainda a ampliação da Creche Jardim Aeroporto III, com 100 novas vagas.
Já Suzano, de acordo com a Prefeitura, conta com 6.229 matriculados em creches, e 1.389 crianças aguardando por uma vaga. As inscrições seguem abertas durante todo o ano, porém, em meados de agosto é aberto o cadastramento prévio para o ano letivo seguinte. A Prefeitura informou que três creches comunitárias devem ser entregues no próximo mês, e há uma creche da rede própria prevista para este ano.
A Prefeitura de Itaquá comunicou que 7.282 crianças estão matriculadas e que outras 2.839 estão inscritas, sendo que há 1.245 vagas em aberto. O déficit de vagas da cidade é de 1.594 vagas. O município afirmou que uma nova unidade está prevista para ser entregue, com capacidade para 72 alunos.
Ferraz conta com 3.481 matrículas em creches, e a expectativa da Prefeitura é que até o dia 25 deste mês mais 411 crianças sejam contempladas. Há em aberto 498 vagas pela recusa dos responsáveis do aluno, segundo a Prefeitura, que ainda informou que no início deste ano duas unidades de ensino foram ampliadas.
Arujá tem 1.870 matrículas, sendo que cerca de 340 vagas estão em processo de convocação, entretanto, segundo a administração municipal, há responsáveis que recusaram vagas disponíveis. Um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no Parque Rodrigo Barreto está sendo construído.
Em Poá, são 1.157 matrículas, e de acordo com a Prefeitura, serão convocadas 200 crianças neste mês. Há um déficit de aproximadamente 500 vagas. De acordo com a administração municipal, estão sendo feitos estudos para a ampliação do número de vagas, com a expectativa é atender um número maior de crianças que no ano passado.
Guararema, por sua vez, tem 760 matriculados, e segundo o Executivo, não há, déficit no atendimento realizado conforme a demanda. A Prefeitura afirmou que para este primeiro semestre ano está prevista a entrega de uma unidade escolar que atenderá alunos da educação infantil e pré-escola. Já Santa Isabel conta com 5.055 crianças matriculadas em creches até o fundamental I. Em nota, foi informado, no momento, não há déficit de vagas na cidade.
*Texto supervisionado pelo editor.